Globo deve mudar classificação de "A Favorita" após ser denunciada; entenda

A novela escrita por João Emanuel Carneiro é, hoje, veiculada como inadequada para menores de 12 anos

Um despacho publicado nesta quinta-feira (4) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no Diário Oficial da União aponta que a Globo, denunciada na Justiça por um anônimo, deve mudar a classificação indicativa de idade na reprise de "A Favorita", no ar no Vale a Pena Ver de Novo.

A novela é, hoje, veiculada como inadequada para menores de 12 anos, mas a trama pode ser reclassificada como imprópria para menores de 14 anos. A informação é do UOL.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo despacho, a denúncia especifica a existência de conteúdos inconsistentes com a classificação atribuída. “Foi identificado que a denúncia tinha relevância e que, realmente, existia motivo para a realização de nova análise”, diz o documento.

Um exemplo são cenas que envolvem “violência, drogas lícitas e conteúdo sexual”. A decisão é válida para a obra completa e para as derivadas que possam estar em exibição futuramente, segundo o documento. "É facultado ao interessado solicitar o processo derivado nos casos de supressão de conteúdos de obras já classificadas, desde que mantida a classificação do processo original”.

Tanto a Globo como o Globoplay, que contém os capítulos da novela original e da reprise, devem cumprir a ordem judicial até o início da próxima semana, já que o documento determina um prazo de até cinco dias corridos.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Novela A Favorita vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar