Proporção Áurea: Robert Pattinson é o homem mais bonito do mundo? Entenda

Rosto do artista tem dimensões aproximadas à Proporção Áurea, constante matemática que estabelece uma medida de "perfeição física"

O ator Robert Pattinson, estrela de “The Batman” (2022) e da saga “Crepúsculo” (2008 - 2012), pode ser considerado o homem mais bonito do mundo.

Segundo o cirurgião plástico britânico Julian de Silva, que se autointitula “cirurgião plástico facial de celebridades”, as medidas do rosto do artista se aproximam à Proporção Áurea, uma constante matemática bastante utilizada na arquitetura, no design gráfico e nas artes visuais que estabelece uma “perfeição física”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O rosto de Robert Pattinson marcou 92,15% de precisão para a Proporção Áurea.

A face com dimensões mais aproximadas à proporção seria, então, considerada “mais harmônica”. Conhecida como “número de ouro” ou “proporção divina”, a constante matemática também pode ser aplicada a composições visuais naturais e orgânicas.

Apresentada pela letra grega phi, a proporção (com valor aproximado de 1,618) homenageia o escultor Phideas. Na Grécia Antiga, ele teria utilizado a unidade para idealizar o monumento Parthenon. A simetria proporcionada pelo “número de ouro” instigou a criação de construções e monumentos da Antiguidade e, posteriormente, do período renascentista, quando um movimento artístico destacou a ciência por meio da observação do homem e da natureza.

O filme "Donald no País da Matemágica" aborda a aplicação do número de ouro de forma dinâmica.

A proporção em Robert Pattinson

O cirurgião plástico Julian de Silva utilizou técnicas de mapeamento facial computadorizado para analisar o rosto de Robert Pattinson. O estudo foi realizado por meio de fotografias do artista.

Na metodologia de cálculo, o médico mede dimensões de testa, posição dos olhos, formato do rosto, base do nariz e dos lábios, largura dos lábios e do nariz, além do queixo. Quanto mais os cálculos se aproximam da Proporção Áurea, mais o rosto é considerado com melhor composição visual. Ou seja, “mais bonito”.

Segundo Julian de Silva, Henry Cavill ficou com o segundo lugar, com 91,64% de precisão para a Proporção Áurea, seguido de Bradley Cooper, com 91,08%, e Brad Pitt, com 90,51%. A análise foi compartilhada pelo médico em suas redes sociais em agosto de 2021.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

robert pattinson batman ator crespúsculo hollywood cirurgião bonito beleza proporção áurea arte e cultura entretenimento o povo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar