Participamos do

Dia Mundial dos Emojis é comemorado nesta sexta-feira, 17; saiba como a data foi criada

Nos últimos anos, a Apple tem aproveitado a data para lançar prévias de novos pacotes de emojis
10:33 | Jul. 17, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um emoji vale mais do que mil palavras? Esse tipo de representação gráfica, criado em 1990 no Japão, tem objetivo de transmitir mais emoção em uma conversa virtual e acumula fãs no Brasil e no mundo. Nesta sexta-feira, 17 de julho, se comemora o Dia Mundial do Emoji. A data, que coincide com o Dia Nacional do Sorvete nos Estados Unidos, foi criada pelo norte-americano Jeremy Burger, responsável também pela Emojipédia.

O dia para a celebração foi escolhido com base em uma decisão da Apple. Quando foi lançar seu pacote de emojis, a empresa ilustrou o calendário com a data, correspondente ao dia do lançamento do seu calendário “Ical”. A ideia, então, foi seguida por alguns concorrentes, como a Google e a Samsung. A Microsoft, rival histórica da companhia, lançou um emoji diferente, com o dia 21 de um mês não especificado. O Facebook também foi na contramão da Apple e lançou o calendário no dia 14 de maio, aniversário do CEO da companhia, Mark Zuckerberg.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Por meio da #WorldEmojiDay, pessoas ao redor do mundo celebram o dia nas redes sociais. Até um site foi criado para comemorar a data. Os desenvolvedores fizeram um compilado de programas de televisão veiculados na imprensa americana que citam a celebração e também sugerem formas que as pessoas podem aderir ao movimento. Entre elas, é possível cantar o hino oficial do evento, assim como tentar responder as pessoas apenas com emojis. Em outros anos, quando as restrições de circulação não eram necessárias, haviam até eventos locais para comemorar a data.

 

Nos últimos anos, a Apple tem aproveitado a data para atualizar seu pacote de emojis. Nesta quinta-feira, 16, a empresa divulgou uma prévia do que deve ser inserido no sistema. Entre as novidades, estão o símbolo transgênero e a boneca russa Matryoshka. De acordo com o portal Canal Tech, tudo indica que a atualização virá junto ao IOS 14, com previsão de lançamento para setembro.

Tradicionalmente, a Apple usa a data para divulgar novos emojis.
Tradicionalmente, a Apple usa a data para divulgar novos emojis. (Foto: Divulgação/Apple)


Veja interações nas redes sociais em homenagem ao Dia Mundial dos Emojis




Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar