PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Dia Mundial dos Emojis é comemorado nesta sexta-feira, 17; saiba como a data foi criada

Nos últimos anos, a Apple tem aproveitado a data para lançar prévias de novos pacotes de emojis

10:33 | 17/07/2020
Os emojis foram criados originalmente no Japão, em 1990. (Foto: Alexas_Fotos/Pixabay)
Os emojis foram criados originalmente no Japão, em 1990. (Foto: Alexas_Fotos/Pixabay)

Um emoji vale mais do que mil palavras? Esse tipo de representação gráfica, criado em 1990 no Japão, tem objetivo de transmitir mais emoção em uma conversa virtual e acumula fãs no Brasil e no mundo. Nesta sexta-feira, 17 de julho, se comemora o Dia Mundial do Emoji. A data, que coincide com o Dia Nacional do Sorvete nos Estados Unidos, foi criada pelo norte-americano Jeremy Burger, responsável também pela Emojipédia.

O dia para a celebração foi escolhido com base em uma decisão da Apple. Quando foi lançar seu pacote de emojis, a empresa ilustrou o calendário com a data, correspondente ao dia do lançamento do seu calendário “Ical”. A ideia, então, foi seguida por alguns concorrentes, como a Google e a Samsung. A Microsoft, rival histórica da companhia, lançou um emoji diferente, com o dia 21 de um mês não especificado. O Facebook também foi na contramão da Apple e lançou o calendário no dia 14 de maio, aniversário do CEO da companhia, Mark Zuckerberg.

Por meio da #WorldEmojiDay, pessoas ao redor do mundo celebram o dia nas redes sociais. Até um site foi criado para comemorar a data. Os desenvolvedores fizeram um compilado de programas de televisão veiculados na imprensa americana que citam a celebração e também sugerem formas que as pessoas podem aderir ao movimento. Entre elas, é possível cantar o hino oficial do evento, assim como tentar responder as pessoas apenas com emojis. Em outros anos, quando as restrições de circulação não eram necessárias, haviam até eventos locais para comemorar a data.

 

Nos últimos anos, a Apple tem aproveitado a data para atualizar seu pacote de emojis. Nesta quinta-feira, 16, a empresa divulgou uma prévia do que deve ser inserido no sistema. Entre as novidades, estão o símbolo transgênero e a boneca russa Matryoshka. De acordo com o portal Canal Tech, tudo indica que a atualização virá junto ao IOS 14, com previsão de lançamento para setembro.

Tradicionalmente, a Apple usa a data para divulgar novos emojis.
Tradicionalmente, a Apple usa a data para divulgar novos emojis. (Foto: Divulgação/Apple)


Veja interações nas redes sociais em homenagem ao Dia Mundial dos Emojis