Participamos do

Além de "Trevo", Tiago Iorc teria barrado outras três músicas de Anavitória

No domingo, 14, Ana Caetano, Vitória Falcão e Tiago Iorc voltaram a comentar o imbróglio que envolve a regravação de músicas compostas em parceria
10:18 | Jun. 15, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Desde que a dupla Anavitória revelou que Tiago Iorc impediu a regravação da música "Trevo (Tu)" para o DVD do disco "O Tempo É Agora", diferentes versões sobre a polêmica envolvendo os artistas foram apresentadas. No domingo, 14, Ana Caetano e Vitória Falcão se posicionaram oficialmente sobre o assunto por meio de um vídeo no Instagram. Horas depois, Tiago voltou a se manifestar afirmando que a questão "não é com elas".

De acordo com Ana Caetano, compositora de "Trevo (Tu)" junto com Tiago, o cantor não liberou essa e outras três músicas que também têm a autoria dele para o novo projeto delas. As músicas são: "Porque Eu Te Amo", "Agora Eu Quero Ir" e "A Gente Junto".

A cantora afirmou não ter entendido o motivo de Tiago ter levantado a discussão sobre a divisão de direitos autorais. Isso porque, segundo Ana explicou, todos os autores são remunerados, independentemente do projeto em que a canção é usada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Isso não tem nada a ver com você abrir mão do seu direito autoral sobre a música. Se você libera, você é remunerado normalmente por cada execução da música. Já regravamos várias músicas nossas e isso nunca foi um problema até o momento", disse.

Anavitória e Tiago não se falam há dois anos

Ao lado de Ana, Vitória ainda contou sobre as tentativas frustradas de contato com Tiago. "Há mais de dois anos, a gente tenta entrar em contato com o Tiago e todas as vezes a gente recebe silêncio. Ele nunca quis conversar, a gente nunca sentou e pôde se olhar e entender o que um lado tava sentindo e a gente contar o que tava sentido também", lamentou.

Ana, por sua vez, também rebateu Tiago em relação a tornar a história pública, o que ele havia considerado como 'desnecessário'. "Eu não considero uma atitude impensada e desnecessária uma vez que a gente não consegue contatar você. Foi o espaço que a gente achou de mandar uma mensagem. E deu certo, pois finalmente a gente está podendo ter esse diálogo, mesmo que aos olhos de tantas pessoas", concluiu.

Vitória ainda disse que via a não autorização do cantor como uma espécie de punição injustificada, já que o conflito é entre Iorc e Felipe Simas, ex-empresário do cantor. "O que a gente não entende é porque um processo de duas pessoas, que não tem nada a ver com a gente, tá caindo sobre o nosso trabalho, sobre a nossa possibilidade de gravar as nossas músicas", disse.

Novo posicionamento de Tiago

Depois que Ana e Vitória vieram a público comentar sobre o episódio na noite de domingo, Tiago Iorc se posicionou novamente horas mais tarde em vídeo no Instagram.

Ao reiterar respeito pelo trabalho do duo, Tiago justificou o silêncio nos últimos dois anos dizendo que saiu com prejuízos depois do rompimento com Felipe Simas e optou por se afastar para evitar conflitos. "Quando eu saí da empresa da qual eu fui sócio com vocês, eu fui bastante prejudicado, inclusive eu abri mão de muitos direitos meus para evitar briga. E o meu silêncio, meu distanciamento, foi justamente por isso. Foi a forma que eu encontrei de não entrar em conflito", ponderou.

Ele ainda garantiu que nunca deixou de liberar uma música para as meninas, nem tem essa pretensão. Porém, ressaltou que os problemas com seu antigo escritório teriam de ser resolvidos primeiro antes da liberação para regravar as canções.

"A questão não é com vocês. Eu sei que os meus direitos estão resguardados, os direitos de vocês também, mas outras pessoas também se beneficiam com essa liberação", explicou Tiago, referindo-se ao empresário Felipe Simas sem citá-lo nominalmente. O cantor se disse aberto ao diálogo e reforçou o carinho pela história com Ana e Vitória.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por TIAGO IORC (@tiagoiorc) em

Acusação de sabotagem

Anteriormente, Tiago já havia dito que o escritório de Felipe Simas, responsável por agenciar as cantoras do duo Anavitória, age de má-fé.

Conforme Iorc, o problema sobre a liberação ou não da canção é mais complicado do que parece. O cantor alega ter sido alvo de sabotagem por parte de Simas, sofrendo prejuízos financeiros.

Versão de empresário

Ainda no sábado, o empresário Felipe Simas se manifestou por meio do Twitter dizendo considerar "gravíssima a acusação pública" de Iorc e que o assunto deveria ser tratado na Justiça. Ele também citou que Tiago se nega a dialogar com Ana e Vitória há mais de dois anos e chamou de "censura" a não
liberação sobre a música "Trevo (Tu)".



"As questões profissionais de Tiago Iorc comigo não deveriam servir de motivação para ele prejudicar o trabalho de Anavitória. Censurar um artista a interpretar sua própria música é um ataque à arte", escreveu Felipe.

Desabafo em live

O imbróglio que se desenrola entre o duo Anavitória e o cantor Tiago Iorc teve início durante a live do Dia dos Namorados realizada pelas meninas na última sexta-feira, 12. Ana Caetano revelou na transmissão ao vivo que Tiago Iorc as proibiu de regravar a música "Trevo (Tu)", que compuseram juntos.

LEIA TAMBÉM | Tiago Iorc deixa de gerenciar carreira de duo Anavitória 

Em 2017, Anavitória venceu o Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa com "Trevo (Tu)". Tiago Iorc já foi empresário e sócio da Anavitoria Artes Ltda, empresa que administra a carreira da dupla. Ele rompeu com as artistas, hoje agenciadas por Felipe Simas, que também era empresário dele.

Ouça a música Trevo (Tu), de Anavitória e Tiago Iorc

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar