Quinta onda: sete pacientes que morreram de Covid em Fortaleza tinham comorbidades

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o fim da quinta onda em Fortaleza está próximo do fim

A quinta de onda de Covid-19 em Fortaleza, cujo pico foi registrado na transição entre novembro e dezembro, está próxima do fim. Até agora, foram registradas sete mortes em decorrência da doença. Sendo quatro ocorridos na segunda quinzena de novembro e três em dezembro. Todos tinham comorbidades. 

Dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) publicado nesta quarta-feira, 28, referente à Semana Epidemiológica 52 de 2022.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A média móvel de casos foi de 6,6, 91% menor do que a registrada duas semanas atrás (71,6). No período, nenhuma morte foi confirmada, preliminarmente. 

Entre os dias 21 e 27 de dezembro, a positividade das amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza, analisadas pelos laboratórios da rede pública, caiu para 5,3%. Dos 486 exames realizados, 26 tiveram resultado positivo para a doença.

O documento afirma que, embora as duas sublinhagens da ômicron (BQ.1; BE.9) circulantes tenham alta transmissibilidade, não há evidência de que produzam casos mais graves. "A vigilância genômica deve continuar sendo realizada para monitoramento da situação atual e detecção oportuna de novas variantes", garante.

"Houve novamente queda significativa do número de casos e da positividade das amostras nas duas últimas semanas, indicando proximidade do fim desta quinta onda epidêmica", indica. 

Apesar da redução, a secretaria orienta que o uso de máscaras no transporte público, em demais ambientes fechados e de aglomeração ainda é fortemente recomendado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

covid-19 fortaleza casos covid fortaleza coronavirus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar