Máscara criada pela USP inativa vírus da Covid e da gripe; entenda

A tecnologia da máscara garante proteção por até 12 horas, o que diminui significativamente a quantidade de unidades descartadas no meio ambiente

O Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu uma máscara capaz de conter os dois tipos de vírus responsáveis por doenças, o influenza (gripe) e o SARS-CoV-2 (novo coronavírus).

Intitulada Phitta Mask, a máscara tripla cirúrgica profissional com nanotecnologia, inativa vírus e bactérias com eficácia de 99,9%, sendo desenvolvida, testada e comprovada no laboratório de microbiologia da USP.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme informações do Instituto da USP, entre os anos de 2020 e 2021, foram realizados testes que comprovaram a eficácia da máscara contra a SARS-CoV-2 e suas variantes Ômicron, Delta, Gama (P.1), Zeta (P.2) e o vírus da influenza.

Além do efeito virucida, possui o efeito antimicrobiano que mata bactérias e elimina o odor. O desenvolvimento da máscara é oriundo de uma parceria entre o instituto e a empresa brasileira Golden Technology.

Máscara da USP tem 12 horas de proteção

De acordo com o CEO da Golden Technology, Sérgio Bertucci, diferente da máscara cirúrgica, que precisa ser trocada a cada 3 horas de uso, a tecnologia “garante proteção por até 12 horas, o que diminui significativamente a quantidade de unidades descartadas no meio ambiente”, afirmou à CNN Brasil.

Máscara da USP: vírus destruído em segundos

A Phitta Mask conta com a chamada Phtalox, uma tecnologia capaz de eliminar partículas virais no momento em que elas entram em contato com o tecido, pois a camada mais externa do vírus pode ser destruída em questão de segundos. Desta forma, a replicação viral é impedida.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

covid-19 phitta mask sao paulo usp mascara mascara usp

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar