Além de DF, RJ e SP, outros estados voltam a recomendar o uso de máscaras

No Ceará, reunião do Comitê Científico contra a Covid-19 deve discutir o tema nesta sexta-feira, 3. No Estado, o aumento de casos ainda é considerado "discreto"

A tendência de aumento de casos de Covid-19 e a volta de restrições em outros estados reacendem debate sobre o uso de máscaras. Na última semana, São Paulo, distrito Federal e Rio de Janeiro emitiram recomendações oficiais sobre a medida de proteção. No Ceará, reunião do Comitê Científico da Covid-19 deve discutir o tema nesta sexta-feira, 3.

No Estado, o aumento de casos ainda é considerado "discreto". Número de exames realizados para diagnóstico da doença tem sido baixo, o que prejudica avaliação do cenário. Em outras unidades federativas, especialmente, do Sul e Sudeste do País, governos estaduais e municipais têm considerado importante o uso do equipamento de proteção, especialmente em ambientes fechados e em escolas. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A maioria dos estados passou a facultar o uso de máscaras em locais abertos em março de 2022, começando por Rio de Janeiro e São Paulo. O tempo médio de liberação entre o decreto que facultava o uso em locais abertos e depois em locais fechados foi de 15 a 30 dias.

Em todas as liberações há exceções. Apesar da não obrigatoriedade, há estados que solicitam o uso em locais específicos, como transporte público e ambientes hospitalares. Diversas unidades federativas seguem recomendando, em seus decretos sobre a Covid-19, a continuidade da proteção para pessoas imunossuprimidas, idosos e aquelas que apresentarem sintomas respiratórios.

Veja quais estão sendo as decisões em cada região do Brasil:

Norte

Nos estados do Norte, o movimento parecer ser ainda de flexibilização quanto ao uso das máscaras para a proteção contra a Covid-19. Marituba, município da Região Metropolitana de Belém, no Pará, dispensou o uso em ambientes fechados no último dia 30.

A semana final de maio marcou o uso facultativo nas cidades de Bragança e Ananindeua, no Pará. Macapá, capital do Amapá, decidiu nessa quinta-feira, 2, que o uso de máscaras em ambientes hospitalares e unidades de saúde se tornou facultativo.

Nordeste

Na Bahia, apesar do aumento do número de casos, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou que não há previsão de retomar o uso obrigatório de máscaras na cidade. No Piauí, uma reunião do Comitê de Operações Especiais (COE) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina discute nesta sexta-feira, 3, a possibilidade de retorno do uso obrigatório de máscaras.

Centro-Oeste

Nessa quinta-feira, 2, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal encaminhou ao Governo da unidade federativa uma recomendação para que seja retomada obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados ou em espaços públicos com aglomeração. O governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou, por meio do Twitter, que "por enquanto a medida não é necessária". "Para decidir se teremos a obrigatoriedade do uso das máscaras é necessário avaliar o conjunto de informações: infecção, internação e óbitos" .

No mesmo dia, diante da baixa cobertura vacinal infantil, o Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública do Mato Grosso recomendou a utilização de máscaras nas escolas.

Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, desde a flexibilização, o uso de máscaras é obrigatório apenas em unidades de saúde, hospitais e transporte público. Para o jornal Correio do Estado, a pasta afirmou que "não vê necessidade de retornar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados".

Já em Goiás, nenhum posicionamento oficial foi emitido pelo governo estadual ou pelas administrações municipais.

Sudeste

Desde o fim de maio, cidades do sul de Minas Gerais voltaram a recomendar ou obrigar o uso de máscaras em locais fechados. São pelo menos seis municípios com essa orientação: Bueno Brandão, Lavras, Monte Sião, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Senador José Bento. Nesta semana, a Prefeitura de Belo Horizonte voltou a sugerir o uso de máscaras em ambientes fechados.

No primeiro dia de junho, o Comitê Científico do Estado de São Paulo recomendou a volta do uso de máscaras em estabelecimentos fechados. A medida não é obrigatória, exceto em ambientes hospitalares e no transporte público, onde o uso do item de proteção permaneceu obrigatório após as flexibilizações. 

As prefeituras da capital paulista e de municípios do interior do estado reforçaram a recomendação. Ao menos 13 cidades já voltaram a estabelecer o uso obrigatório da proteção, especialmente em escolas: Adamantina, Altair, Araraquara, Campinas, Glicério, Guapiaçu, Itanhaém, Piquerobi, Pirassununga, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Tupã.

Nessa quinta-feira, 2, a prefeitura do Rio de Janeiro reconheceu que a cidade vive um aumento nos casos de Covid-19 nas últimas semanas. A avaliação é de que a situação não é grave e não é o momento de retomar medidas restritivas como a obrigatoriedade do uso de máscaras. 

Ao longo dos últimos dias, universidades públicas do estado voltaram a exigir o uso de máscara em lugares fechados foi implementada. São elas: Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

No Espírito Santo, governo estadual e prefeituras não voltaram a se pronunciar sobre o tema. A proteção, entretanto, nunca deixou de ser recomendada para pessoas com saúde vulnerável.

Sul

No Sul do País, o aumento de doenças respiratórias causou pressão no sistema de saúde desde a segunda quinzena de maio, e o equipamento de proteção voltou a ser recomendado em algumas cidades. A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, no Paraná, voltou a orientar o uso das máscaras em locais fechados ou ambientes abertos com aglomeração de pessoas. O aviso consta Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba para Doenças de Transmissão Respiratória divulgado no dia 20 de maio.

No mesmo dia, o município de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, voltou a tornar obrigatório o uso de máscaras em escolas da rede pública e conveniada. O decreto também recomenda a proteção nas instituições particulares de ensino. Pelo menos outras sete cidades do Rio Grande do Sul adotaram a orientação para os ambientes de ensino: Capão da Canoa, Dom Pedro de Alcântara, Eldorado do Sul, Garibaldi, Guaíba, Jóia e São Leopoldo.

No dia 31 de maio, a prefeitura de Passos Maia, no oeste de Santa Catarina, decretou a volta do uso obrigatório de máscaras em escolas e no serviço público. No estado, o uso da máscara é recomendado, mas não obrigatório. (Com agências)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

uso máscara ambiente fechado máscara covid recomendação saúde

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar