SRAG: mais de 82% dos leitos ativos no Ceará estão na Região de Saúde de Fortaleza

Os leitos pediátricos apresentam uma alta taxa de ocupação no Estado, com unidades de referência lotadas. Entre os adultos, a ocupação dos leitos é inferior a 20%

Total de 82,2% dos leitos ativos que atendem Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) — sendo Covid-19 ou não — no Ceará estão localizados na Região de Saúde de Fortaleza, de acordo com dados do IntegraSUS consolidados às 20h11min desta segunda-feira, 23. São 905 leitos em funcionamento na Capital e em outros cinco municípios, em relação a 1.101 ativos em todo o Estado. Quando se considera somente os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a taxa é ainda mais alta, de 95% (327 de 341).

Nesta segunda-feira, as UTIs destinadas ao público infantil registraram ocupação de 97,56%. O Sopai, hospital infantil filantrópico, e o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), referências para o tratamento de crianças no Estado, apresentaram lotação máxima tanto nas UTIs como nas enfermarias infantis. Considerando ambas unidades, são mais de 700 leitos mobilizados para o tratamento das crianças. No Estado, restam vagas somente no Hospital Otoclínica, pertencente à rede privada na Capital, e no Hospital Dr Thadeu de Paulo Brito, na região do Cariri, conforme dados do IntegraSUS.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em relação aos leitos ativos para o público adulto, há 16% de ocupação das UTIs e 8% das enfermarias. Considerando somente os leitos para tratamento de Covid-19, a ocupação é ainda menor, inferior a 3% tanto em UTIs como em enfermarias. Em queda há meses, a letalidade da Covid-19 é de 2,2% nesta segunda-feira, e a última morte pela enfermidade no Estado foi registrada no dia 11 de maio. No total, 60 pacientes aguardam transferência para leitos de SRAG ou Covid-19 — 46 para enfermarias e 14 para UTIs.

O Hospital Leonardo da Vinci (HELV), principal unidade para tratamento de pacientes com Covid-19 durante o período mais crítico da pandemia, não apresenta nenhum leito ativo para o tratamento de SRAG nesta segunda-feira. O aumento de casos no início de 2021, por exemplo, fez com que a administração estadual ampliasse o número de equipamentos disponíveis, atingindo 132 leitos de UTI ativos em fevereiro.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

covid-19 no ceará srag no ceará pandemia ceará ocupação de leitos ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar