Covid-19: Eusébio inicia vacinação de crianças de 6 a 11 anos com Coronavac

Até o momento, um total de 1.333 doses pediátricas já foram aplicadas no Eusébio desde o início da vacinação do público infantil, que começou no dia 17 de janeiro

Nesta quinta-feira, 27, Eusébio iniciou a vacinação infantil contra a Covid-19 utilizando a vacina Coronavac. No total, 563 crianças entre 6 e 11 anos receberam a primeira dose (D1) do imunizante. Até o momento, 1.333 doses pediátricas já foram aplicadas na região, tendo sido utilizado também o imunizante da Pfizer.

De acordo com informações do secretário da Saúde do Eusébio, Josete Malheiros Tavares, o município espera receber uma nova remessa de imunizantes Coronavac e Pfizer pela Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará para uma nova chamada do público infantil, que deve acontecer neste sábado, 29.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda, outras 52 doses da vacina Coronavac foram utilizadas para imunização de adolescentes e adultos nesta quinta, 27.

No total, 31 doses do imunizante foram aplicadas na repescagem da D1 para adolescentes e adultos, enquanto 21 adultos receberam a segunda dose (D2). Junto com o público infantil, 6.668 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas na população em geral do Eusébio neste ano. 

Nesta quinta, 27, 1.064 pessoas foram imunizadas contra a doença no município.

A vacinação infantil no município, para crianças de 5 a 11 anos, foi iniciada no dia 17 de janeiro, no Shopping Eusébio.

"Começamos chamando as crianças de 11 anos. No sábado seguinte, 21, chamamos as de 10 e 11 anos. Nesta última terça, 25, de 9 a 11 anos, de acordo com as doses disponibilizadas. Com a liberação da Coronavac, descemos para crianças de 6 anos", explica o secretário.

Neste sábado, 29, além de continuar vacinando o público infantil, o município também vai ofertar vacinação de reforço para pessoas a partir de 18 anos que foram imunizadas com vacinas da Pfzer, AstraZeneca e Janssen há quatro meses, além de disponibilizar repescagem dos mesmos imunizantes para adolescentes de 12 a 17 anos e adultos.

Ainda, haverá agendamento da D2 para quem recebeu a D1 da Coronavac há 28 dias.

O secretário informou que a adesão à vacinação infantil poderia estar sendo melhor no município se não fossem os casos de crianças gripadas atualmente e a recusa de alguns pais de imunizarem os filhos.

"Em caso de teste positivo para Covid-19, é preciso esperar 30 dias para tomar a vacina. Se não for Covid e o teste for negativo, é preciso esperar três dias sem sintomas para ser vacinado", explica Josete.

Vacinas de rotina

O secretário da Saúde do Eusébio também informou que nessa quarta-feira, 26, 168 crianças, adolescentes e adultos receberam doses das vacinas de rotina, incluindo a da Febre Amarela. O acumulado de doses aplicadas neste mês de janeiro resulta em 1.496 pessoas vacinadas.

Tenha acesso a todos os colunistas. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação infantil covid-19 eusébio imunizante coronavac crianças eusébio vacinação infantil covid-19 ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar