Inglaterra suprime testes de Covid obrigatórios para visitantes vacinados

Os viajantes que não estiverem completamente vacinados não terão mais que se submeter a exame no oitavo dia, nem fazer quarentena

O governo britânico não exigirá mais que pessoas com o esquema vacinal contra a covid-19 completo se submetam a um teste ao chegarem na Inglaterra, anunciou nesta segunda-feira (24) o primeiro-ministro Boris Johnson.

"O que fazemos para as viagens é mostrar que este país está aberto aos negócios, aberto aos viajantes", afirmou Johnson, ao anunciar a decisão de que "as pessoas que chegarem não terão mais que realizar um teste (...) se estiverem duplamente vacinadas".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Até agora, os viajantes totalmente vacinados tinham que reservar com antecedência um teste de covid-19 que era feito nos dois dias posteriores à sua chegada e se isolar por dez dias.

A mudança entrará em vigor a partir das 04h GMT (01h de Brasília) de sexta-feira, 11 de fevereiro, informou posteriormente o ministro dos Transportes, Grant Shapps, no Parlamento.

"É evidente para mim que agora os testes na fronteira para viajantes vacinados tenham perdido sua utilidade", afirmou.

O Reino Unido também vai reconhecer os certificados de vacinação de 16 países adicionais, incluindo México e China, detalhou Shapps.

Os viajantes que não estiverem completamente vacinados não terão mais que se submeter a exame no oitavo dia, nem fazer quarentena. Embora tenham que testar negativo dois dias antes de entrar na Inglaterra e fazer um PCR nos dois dias anteriores à sua chegada.

Os encarregados das principais companhias aéreas que, como British Airways, EasyJet e Ryanair, tinham pedido ao governo que suspendesse as restrições a viagens internacionais pelo menos aos totalmente vacinados, aplaudiram a medida, que chega a tempo para as férias escolares de meados de fevereiro.

O Reino Unido, um dos países europeus mais castigados pela pandemia, com quase 154.000 mortos, registrou em dezembro um forte aumento de casos atribuídos à variante ômicron, mas que começou a recuar rapidamente em janeiro.

Aproveitando esta melhora, o primeiro-ministro anunciou na semana passada a suspensão das restrições restantes na Inglaterra. A partir de quinta-feira, as máscaras vão deixar de ser obrigatórias em ambientes externos, pois não serão mais exigidos passaportes sanitários para acessar locais noturnos e o trabalho remoto deixará de ser recomendado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vírus governo epidemia saúde aviação GB turismo Boris Johnson

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar