Ceará recebe 1º lote de vacinas pediátricas na próxima sexta-feira, 14

Serão 55.100 doses do imunizante. Informações foram divulgadas pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), em publicação nesta quarta-feira, 12

O Ceará deve receber na próxima sexta-feira, 14, o primeiro lote de vacinas destinadas à imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Serão 55.100 doses do imunizante fabricado pela Pfizer, conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). As informações foram divulgadas pelo governador Camilo Santana (PT), em publicações nas redes sociais nesta quarta-feira, 12.

O horário da chegada dos imunizantes ao Estado ainda não foi confirmado pelo Ministério da Saúde. Pelas redes sociais, Camilo ressaltou a importância de pais e responsáveis em realizar o cadastro das crianças na plataforma Saúde Digital. Até o momento, o Ceará tem cerca de 170 mil cadastrados nessa faixa etária, de um total de 904 mil em todo o Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) January 12, 2022

Vacinação de crianças

Na última segunda-feira, 10, a Sesa divulgou uma nota técnica, em que explica como será a distribuição e aplicação do imunizante nesse público. A distribuição dos frascos aos municípios se dará por meio do cadastro na plataforma Saúde Digital e a operacionalização seguirá as faixas etárias por ordem decrescente, ou seja, crianças de 11 anos serão as primeiras a receber o imunizante até chegar na faixa etária de 5 anos.

Na imunização, as crianças irão receber duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech. A formulação da vacina infantil será de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos oito semanas de intervalo entre a primeira e a segunda doses. Quem completar 12 anos entre a D1 e D2 deve concluir o esquema vacinal com a dose pediátrica da Pfizer.

O imunizante distribuído para o público infantil também terá características diferentes. A tampa do frasco virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também por pais, mães e cuidadores – em vez da tampa de cor lilás, utilizada para aplicação com pessoas das outras faixas etárias.

Assim como Camilo, a coordenadora da Célula de Imunização da Sesa, Kelvia Borges, salientou a importância do cadastro no Saúde Digital para a vacinação do público infantil. “É importante salientar que essa distribuição e a aplicação da vacina se dará mediante ao cadastro no Saúde Digital. Então, pais e responsáveis cadastrem as crianças no Saúde Digital porque assim a gente conseguirá proteger nossas crianças contra a Covid-19”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação crianças covid-19 Ceará recebe vacinas crianças Ceará recebe vacinas pediátricas primeiro lote vacinas crianças primeiro lote vacinas Ceará vacinação crianças Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar