Ceará passa de 15 milhões de doses de vacinas aplicadas contra Covid-19

A campanha de imunização vem ocorrendo para o público geral, de 18 a 59 anos, adolescentes (12 a 17 anos) e demais grupos prioritários no Estado. Além disso, todos os municípios cearenses iniciaram a vacinação de adolescentes

O Ceará ultrapassou a marca de 15 milhões de doses de vacinas aplicadas na campanha de vacinação contra Covid-19, nesta sexta-feira, 7 de janeiro. Foram 15.032.729 doses ao todo, conforme dados da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidadas às 17 horas dessa quinta-feira, 6. A campanha de vacinação contra a doença no Estado completa um ano de atividades no próximo dia 18 de janeiro.

No Estado, mais de 6,3 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou dose única da Janssen). A quantidade equivale a 71,18% do total estimado de 9,2 milhões de pessoas que residem no Estado. Quanto à população que recebeu a primeira dose (D1), são 7 milhões de pessoas, contabilizando 77% da população cearense. Já com a terceira dose (D3), são 1.399.027 pessoas (15%) que tiveram a imunização reforçada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A plataforma da Sesa ainda mostra que, nas últimas 24 horas, mais de seis mil pessoas receberam a D1, 73 mil a D2 e 31 mil a D3. As estimativas da quantidade populacional são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

LEIA MAIS | Vacinas da Pfizer e da AstraZeneca neutralizam variante Delta após 2ª dose

Em mais de 11 meses da campanha de vacinação, o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, enviou de 17,3 milhões de vacinas ao Ceará, das quais 16 milhões foram distribuídas aos 184 municípios. A população vem sendo contemplada com doses das vacinas CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson — esta última requer apenas uma aplicação para a garantia da imunização completa.  

O Ceará recebe nesta sexta-feira, 7, um novo lote de vacina contra a Covid-19, um total de 317.070 doses da Pfizer. A remessa será destinada para aplicação da dose de reforço na campanha de vacinação contra a doença. As informações foram divulgadas pelo governador Camilo Santana (PT), nessa quinta-feira, 6, por meio das rede sociais.

Confira os números da vacinação no Ceará

Total de doses aplicadas: 15.032.729

Total de D1 aplicadas: 7.082.846

Total de D2 aplicadas: 6.365.521

Total de D3 aplicadas: 1.399.027

Total de doses únicas aplicadas: 174.535

Campanha de vacinação

Na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado, todos os municípios cearenses já começaram a vacinar a população em geral. A nova etapa da campanha acontece de forma escalonada por ordem decrescente de idade, a partir dos 59 anos. Para receber a vacina, as pessoas devem estar devidamente cadastradas na plataforma Saúde Digital, da Sesa. 

LEIA MAIS | Passo a passo: como se cadastrar para a vacinação contra a Covid-19 no Ceará

Todos os municípios cearenses também iniciaram a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. Em relação ao público infantil, no dia 16 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech, a Comirnaty, contra a covid-19 em crianças com idade de 5 a 11 anos.

A Sesa chegou a liberar o cadastramento do público infantil para a vacinação. No entanto, a data do início da campanha ainda não foi divulgada pela gestão estadual. Conforme Camilo, o início da imunização nesse público dependerá do envio de novas doses da vacina pelo Ministério da Saúde, no qual informou nesta semana que os imunizantes chegarão na primeira quinzena de janeiro.

LEIA MAIS | Ceará começa a cadastrar crianças de 5 a 11 anos para vacinação contra Covid-19

Em Fortaleza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue realizando repescagem do público mais jovem que perdeu o primeiro agendamento, além de dar sequência à mesma estratégia para a população adulta, entre 18 e 29 anos. Fortaleza também liberou a vacinação da primeira dose (D1) sem necessidade de realizar agendamento no Saúde Digital para pessoas acima de 12 anos.

No Ceará, a aplicação da dose de reforço em pessoas abaixo de 60 anos de idade ocorre desde novembro. O Estado reduziu, no dia 7 de dezembro, o intervalo de aplicação da 3ª dose da população acima de 18 anos para quatro meses, a partir da data de aplicação da 2ª dose, em todo o Estado.

Quanto à D3, antes, apenas idosos acima de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e trabalhadores da saúde estavam recebendo o reforço na imunização. 

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação contra covid-19 covid-19 no ceará vacinação população cearense coronavírus no ceará vacina covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar