Parecer técnico da Anvisa aprova uso da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos

Apesar do anúncio, a vacinação dos mais jovens precisa aguardar pedido e chegada das doses pediátricas, específicas para a faixa etária

Avaliação técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprova aplicação da vacina contra a Covid-19 da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. Decisão oficial foi apresentada em reunião online na manhã desta quinta-feira, 16. 

O imunizante pediátrico aprovado pela agência tem formulação diferente da vacina que está sendo aplicada em adultos e adolescentes. Além disso, a dosagem recomendada às crianças é equivalente a um terço da dose aplicada em adultos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A decisão da Anvisa deve ser publicada em resolução no Diário Oficial da União, ainda nesta quinta-feira. "A partir disso, por ser uma vacina registrada, a ampliação poderá ser utilizada assim que houver doses disponíveis", finalizou Gustavo Mendes, gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa.

Apesar do anúncio, a vacinação dos mais jovens não começa imediatamente porque o Ministério da Saúde ainda não solicitou a compra de doses específicas para crianças. De acordo com a Folha de S. Paulo, o contrato para fornecimento de 100 milhões de vacinas da Pfizer em 2022 inclui a possibilidade de entrega das versões modificadas do imunizante, inclusive para crianças.

Ainda de acordo com Folha, a farmacêutica confirmou que nenhuma dose pediátrica foi enviada ao Brasil. Gestores do Ministério da Saúde estimam que as doses comecem a chegar no próximo mês. 

Pareceres de especialistas

"Temos o conhecimento de que as repercussões da Covid-19 para crianças são menores que para adultos, muito mais raros os casos graves. No entanto, apenas em 2021, o Ministério da Saúde registra cerca de 1.400 óbitos em crianças", afirmou Luiz Vicente Ribeiro, representante da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

A Sociedade foi uma das entidades médicas que deram parecer favorável à liberação do imunizante para a nova faixa etária. "Como a dosagem é diferente, consideramos de grande importância que a empresa tenha uma política forte de melhorar a segurança na administração. É muito importante uma sinalização adequada para que não haja confusão ou erros", enfatizou o médico.

Segundo a Pfizer, os frascos terão tampas de cores diferentes: laranja para a vacina de uso em crianças e roxa para o público acima de 12 anos.

O pediatra Renato Kfuri, representante da Sociedade Brasileira de Imunizações e da Sociedade Brasileira de Pediatra, reforçou a recomendação de aprovar a vacina. Segundo ele, a mortalidade da Covid-19 em crianças no País tem sido superior a qualquer outra doença com vacina disponível no calendário infantil.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar