Ceará começa a cadastrar crianças de 5 a 11 anos para vacinação contra Covid-19

Nesta quinta-feira, 16, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou uso da vacina da Pfizer em crianças

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou, nesta quinta-feira, 16, que está liberando ainda nesta quinta-feira, 16, o cadastro da população entre 5 e 11 anos para a vacinação contra a Covid-19 na plataforma Saúde Digital. A informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana (PT), em publicações pelas redes sociais. A decisão ocorreu após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em liberar a vacinação de crianças com o imunizante da Pfizer/BioNTech, na manhã de hoje.

A data de início da vacinação desse público, no entanto, ainda não foi divulgada pela gestão estadual. A imunização desse público com o imunizante da Pfizer será feita em duas doses, com um intervalo de três semanas entre elas, disse a Anvisa. A vacina da Pfizer-BioNTech já havia sido autorizada para aplicação em adolescentes com idade a partir de 12 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com Camilo, o início da vacinação das crianças no Estado irá depender do envio de novas vacinas pelo Ministério da Saúde. “Lembro que, para vacinarmos as nossas crianças, dependemos do envio de novas vacinas por parte do Ministério da Saúde, uma vez que o imunizante, fabricado pela Pfizer, tem uma composição diferente daquele ofertado para jovens e adultos”, escreveu na publicação.

Leia Mais | Anvisa faz recomendações para uso de vacina da Pfizer em crianças

Passo a passo para se cadastrar no Saúde Digital:

1) Para se cadastrar, é preciso acessar o site Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br) e clicar em "Quero me cadastrar".

2) Serão solicitadas informações básicas, como país de origem, CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone para contato, sexo, raça/cor e informações profissionais. O fornecimento do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é opcional.

3) A próxima fase pede dados de saúde para identificar se a pessoa faz parte de grupos prioritários. Também é questionado se você teve Covid-19 recentemente.

4) A última etapa do processo pede o endereço de residência da pessoa, que servirá de base para o agendamento no município de aplicação da vacina.

5) Após o preenchimento de todos os dados, será aberta uma página para a confirmação de todos os dados. Nela, a pessoa deve criar uma senha de acesso e informar um e-mail.

6) A Secretaria da Saúde enviará um link de confirmação do cadastro para o e-mail fornecido.

O que fazer se o e-mail de confirmação do cadastro não chegar?

Primeiro, confira todas as caixas do seu e-mail como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação.

No site da Sesa e do Governo do Ceará, está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus".

Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza o número 156.

Como acessar o cadastro de vacinação?

Quem deseja acessar o seu cadastro deve entrar na plataforma Saúde Digital e clicar em "Já tenho cadastro". O acesso é feito com o CPF e a senha criada no ato do cadastramento.

Para os fortalezenses é possível consultar o cadastro também pelo site Vacine Já (vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/).

Alterações no cadastro são permitidas?

O site Saúde Digital permite que as pessoas já cadastradas atualizem seus dados. Para isso é necessário acessar o sistema com o CPF e a senha criada. O site fornecerá os dados gerais do cadastro e para alterá-los clique na opção "Editar cadastro".

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação covid-19 crianças cadastro vacinação crianças covid-19 vacina pfzier crianças covid-19 vacinação crianças covid-19 Ceará cadastro sesa vacinação crianças cadastro vacinação covid-19 crianças

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar