Ceará tem 100% das UTIs infantis ocupadas por pacientes com Covid-19

Índices de internação continuam zerados tanto para as gestantes quanto nas unidades de UTI e enfermarias neonatais. Outros cinco pacientes aguardam transferência para leitos de UTI no Ceará

Com um total de 19 leitos ativos, o Ceará registra ocupação de 100% das suas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) infantis voltadas para o tratamento de Covid-19. Os dados da plataforma IntegraSUS também mostram o índice zerado de gestantes internadas pela doença  — tanto nas UTIs quanto nos leitos de enfermaria. A última atualização das informações fornecidas pela Secretária da Saúde do Estado (Sesa) foi às 12h04min desta quarta-feira, 20.

Dos leitos de UTIs infantis no Ceará, dez são no Sopai - Hospital Infantil Filantrópico, um no Hospital Maternidade Santo Antônio (HMSA) - e oito no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS). Embora a ocupação de leitos infantis esteja apresentando números altos de forma recorrente, de forma geral, o número de crianças internadas não é alto quando comparado à quantidade de leitos de UTIs adulto ativos. A quantidade de leitos de UTIs ativos voltados para o tratamento de Covid-19 em adultos é de 225 em todo o Estado. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em análise mais detalhada, os índices de ocupação das UTIs no Ceará é de 44,38%. Desses, 41,42% são voltados para o público adulto. Leitos da enfermaria e UTI neonatal estão zerados. A taxa de ocupação das enfermarias está em 14,29%: um total de 10,41% na enfermaria adulto e outros 51,35% de ocupação na enfermaria infantil. O monitoramento considera unidades médicas públicas e particulares. 

No Hospital Leonardo da Vinci (HELV), referência no tratamento da doença no Estado, 19 leitos estão ativos na UTI adulto, sendo nove deles ocupados com pacientes doentes pela Covid-19. Oito dos nove leitos ativos na enfermaria também estão ocupados.

O Estado tem 13 pessoas aguardando transferência para leitos de enfermaria — sendo seis delas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outras sete em unidades hospitalares municipais. Outros cinco cearenses aguardam transferência para leitos de UTI, sendo os cinco de unidades hospitalares municipais. Os dados foram atualizados pela última vez nesta quarta, 20, às 12h32min.

Em uma nova atualização da plataforma IntegraSUS, às 18h03min desta quarta-feira, 20, o índice de ocupação das UTIs no Ceará já passou a ser de 45,97%. A taxa de ocupação dos leitos de UTIs infantis também teve seu número alterado, caindo para 89,47% de ocupação.

Atualizada às 19h52min

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavírus covid-19 Covid Ceará leitos UTI Ceará leitos enfermaria Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar