UTI Covid: 92 pessoas estão internadas no Ceará; taxa de ocupação é de 31,62%

Conforme o IntegraSUS, da Sesa, 25 hospitais têm oferta de leitos UTI Covid. Ao todo, são 257 unidades de alta complexidade disponíveis para pacientes infectados com a Covid-19

Em redução progressiva da ocupação há quatro meses, a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinados para pacientes com Covid-19 é de 31,62% no Ceará. Apesar de a situação ser bem menos grave quando comparada aos meses anteriores, o vírus ainda circula e alguns casos ainda precisam de atendimento de alta complexidade. Atualmente, 92 pessoas estão internadas em UTIs no Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Informações são de balanço do IntegraSUS, plataforma de transparência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), atualizada às 18h03min desta segunda-feira, 4. Do total de pacientes hospitalizados em leitos do tipo, 78 são adultos, 13 são crianças e um é recém-nascido. Das 48 unidades hospitalares que constam no sistema, 25 têm leitos UTI Covid ativos.

Destes equipamentos, 17 hospitais têm pacientes internados. Considerando os diferentes tipos de leitos, a maior taxa de ocupação é entre leitos pediátricos, com 43,33% da oferta preenchida. Os leitos adultos estão com 30,35% de ocupação. No caso da UTI neonatal, a taxa é de 25%. Não há mais leitos de UTI ativos e destinados especificamente para gestantes com o vírus, segundo o IntegraSUS.

Ao todo, 257 leitos são destinado especificamente para tratamento de pacientes com a infecção. A maior oferta de unidades do tipo atualmente é registrada no Hospital Leonardo da Vinci (HELV) — unidade de referência para tratamento contra a Covid-19 no Estado — e no Hospital de Campanha Dr Francisco Alves, em Sobral, com 30 leitos, cada.

Balanço 

No Ceará, a fila de espera por leitos específicos de atendimento Covid-19 tem 12 pessoas. Desses pacientes, dez aguardam para serem encaminhados a um leito de enfermaria e dois esperam para serem transferidos a uma UTI. Em abril deste ano, essa fila chegou de ter mais de mil pessoas na espera.

Conforme a Sesa, a rede estadual de saúde abriu UTIs exclusivas para atender a pacientes com a doença em todas as regiões do Estado. No pico da segunda onda, o Ceará registrou um total de 5.205 leitos exclusivos para diagnosticados com Covid-19, sendo 3.858 de leitos de enfermaria e mais 1.347 de UTI.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

internações Ceará Covid-19 internações UTI Ceará Covid-19 Ceará coronavírus Ceará leitos ocupados Covid-19 Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar