Ceará apresenta cenário de maior controle desde o início da pandemia, diz Sesa

Conforme o titular da Secretaria da Saúde, Marcos Gadelha, indicadores da Covid-19 são favoráveis para a "evolução de um processo de retomada gradual, progressiva e responsável no Estado"

No 19º mês da pandemia, Ceará apresenta cenário epidemiológico e assistencial de maior controle da pandemia. A análise é da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Conforme o titular da pasta, Marcos Gadelha, os indicadores da Covid-19 no Ceará se mostram favoráveis para a "evolução de um processo de retomada gradual, progressiva e responsável no Estado".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A pasta frisa a manutenção das medidas relativas ao convívio social dos cearenses e às atividades econômicas. "O momento exige atenção e engajamento da sociedade para evitar nova alta de casos", frisa a secretaria por meio de nota. 

Em setembro de 2021 os casos diários confirmados de Covid-19 não superam 100. Número consideravelmente menor do que durante o pior período da Covid-19 no Estado. No dia 5 de abril deste ano, o número de confirmações foi de 6.418.

Quanto aos óbitos, no mês atual, o maior registro diário foi de seis mortes, de acordo com a Sesa. Em abril, pior período da segunda onda da pandemia, houve dias com mais de 150 óbitos provocados pela doença, compara a secretaria.

"No entanto, ainda existe situação de alerta com a transmissão da variante Delta. Isso alerta para a necessidade da secretaria solicitar o engajamento população cearense no processo de vacinação, que é a principal estratégia no combate da pandemia", afirmou o secretário, em vídeo publicado pela Sesa na tarde desde domingo, 12. 

Vacinação é prioridade 

Para que a situação do Ceará com relação à pandemia seja mantida minimamente controlada é essencial a ampliação da cobertura vacinal e a adesão da população. A vacinação em massa é considerada a única medida eficaz para diminuir a circulação viral e o surgimento de novas variantes.

"Queria pedir que o cidadão convoque familiares e vizinhos para se engajar no processo de convencimento da necessidade de se vacinar. Quem não tomou a primeira dose, tome. Quem tomou a primeira e ainda não tomou a segunda, que tome", reiterou o secretário. 

Conforme o Vacinômetro, 5,66 milhões de pessoas receberam a primeira dose, o equivalente a 61,8% da população cearense. Já foram aplicadas 2,79 milhões de segundas doses ou doses únicas. Com isso, 30,4% da população está totalmente imunizada. Ao todo, 8,45 milhões de doses contra a Covid-19 já foram aplicadas.

"Alívio" nas internações 

Um dos indicadores mais relevantes para avaliação da situação da pandemia no Estado é a ocupação de leitos Covid. Atualmente, a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é de 34%. São 247 leitos disponíveis para pacientes com a infecção. 

A Sesa lembra que em abril deste ano, todo o Estado, contando com hospitais de administração pública, privada ou filantrópica, chegou a ter mais de 1.700 leitos de UTI Covid-19 ativos, com ocupação acima dos 95%. 

Durante o pico da segunda onda, em abril e maio de 2021, o Ceará registrou oferta de 5.200 acomodações, entre leitos de UTIs e de enfermaria para Covid-19.

Com a redução da demanda de infecção pelo coronavírus, as estruturas da Sesa na Capital e no Interior permanecem recebendo pacientes de outras especialidades médicas. Inclusive de cirurgias eletivas, que voltaram a ser realizadas em julho, após quatro meses de suspensão pelo agravamento da pandemia à época. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Covid-19 Ceará coronavírus Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar