Queda de índices da Covid-19 indica fim de 2ª onda da pandemia em Fortaleza

Boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde Municipal (SMS), divulgado nesta sexta-feira, 13, aponta o "fim de um ciclo epidêmico"

Fortaleza segue registrando queda significativa nos índices de Covid-19, conforme apontou boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde Municipal (SMS), divulgado nesta sexta-feira, 13. Em constante queda, a média móvel de mortes pela doença já se aproxima de dois óbitos. O padrão, de acordo com o boletim, é a indicação de que a segunda onda da Covid-19 chegou ao fim na Capital.

Segunda a pasta, a situação é parecida a que ocorreu em agosto de 2020, período em que foi registrado o "fim de um ciclo epidêmico". Os dados divulgados no monitoramento são referentes a 32° semana epidemiológica - correspondente ao período que vai do dia 6 ao dia 12 de agosto deste ano. Nesse intervalo, a proporção de positividade das amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza, analisadas pelos laboratórios da rede pública, foi de 3,7%. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Quando analisado a média móvel dos últimos setes dias (0,4), é percebido uma queda de 83% em comparação à mensurada quatorze dias atrás (2,4) - o que figura um declínio substancial do índice. Apesar disso, especialistas da secretaria frisam em documento que a "magnitude" da diminuição pode ter relação com o retardo para compilação das notificações mais recentes. 

"Com base no atual padrão de mortalidade, pode-se afirmar que a segunda onda chegou ao fim. Tal cenário pode ainda ser alterado por um fator externo, como a introdução de novas variantes", destacou ainda o órgão em boletim. Atualmente, o Ceará já registra 16 casos da mutação delta. 

LEIA MAIS | Mortes por covid-19 caem 8% e casos, 5%, informa boletim

Covid-19: Ceará recebe mais de 140 mil doses da vacina CoronaVac

A mesma tendência de queda é percebida quando analisado o número de casos da doença. Isso porque a média móvel de casos atual (29,1) é inferior 74% à registrada duas semanas atrás (111,7). "Apesar da diminuição gradual dos casos novos, que agora tende a ser mais lenta por conta do baixo número de casos, cabe ressaltar que ainda há transmissão comunitária da doença. Por essa razão, a incidência deve ser rigorosamente monitorada", frisou órgão.

Confira o número de caso e óbitos por região:

Regional I
Casos: 19.038
Óbitos: 1.403

Regional II
Casos: 40.382
Óbitos: 1.669

Regional III
Casos: 22.290
Óbitos: 1.411

Regional IV
Casos: 23.013
Óbitos: 1.306

Regional V
Casos: 34.431
Óbitos: 2.102

Regional VI
Casos: 38.946
Óbitos: 1.725

Sem regional especificada
Casos: 76.798
Óbitos: três

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fim segunda onda fortaleza fim ciclo epidêmico fortaleza covid fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar