Aeroporto: exigência de testes de Covid e de comprovante de vacina ainda não é aplicada

Através de nota, a empresa Fraport, que administra o Aeroporto Pinto Martins, afirmou que aguarda manifestação do Governo Federal

 

A Fraport- Brasil afirmou, na manhã desta quinta-feira, 12, que ainda aguarda manifestação da União Federal e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a exigência de teste negativo de Covid ou comprovante de vacinação para pessoas que querem embarcar com destino ao Ceará. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"É um absurdo. Isso deveria ter sido uma iniciativa para todo o País, porque desde o início o vírus entrou no Brasil pelos aeroportos. Então é importante controlar esse fluxo de passageiros", afirmou o governador Camilo Santana nesta manhã, em evento de inauguração da Biblioteca Pública do Estado. 

Decisão da Justiça desta quarta-feira, 11, atendeu pedido de Camilo Santana e decidiu que a União deve exigir vacinação ou teste negativo de Covid para a entrada de voos no Estado.

O governador acredita que a medida é uma das mais importantes para barrar uma terceira onda no Estado. “Queremos que venham ao Ceará, mas queremos que venham com segurança. Tanto para o passageiro, para o turista, como para os cearenses. Para que essa variante delta não gere um recrudescimento da pandemia aqui no Estado”, diz Camilo.

Além da barreira sanitária e da exigência de teste negativo, o governador explica que a estrutura ampliada de leitos de enfermaria e UTIs seguirá disponível para caso haja um aumento no número de casos de coronavírus no Ceará.

Acelerar a vacinação é outra ação apontada pelo governador como importante para o enfrentamento da pandemia. O governo estadual deve comprar 3 milhões de doses de CoronaVac diretamente do Instituto Butantan. “A nossa meta era chegar até o final de agosto com todos acima de 18 anos vacinados. Se a gente conseguir adquirir essas vacinas do Instituto Butantan, que já está com contrato assinado, publicado no Diário Oficial e autorizado o recurso, a gente consegue atingir nossa meta”.

 

Confira médias de voos que chegam ao Ceará:

 

Média mensal agosto/2021: 2.549 voos / Média diária de voos agosto/2021: 82

Doméstico: 2.513 / média diária: 81
Internacional: 36 / média diária: 1
Passageiros estimados agosto/2021: 371 mil / Média diária: 11 mil

Domésticos: 365 mil / média diária: 11 mil
Internacional: 6 mil / média diária: 218
Origens/destinos agosto/2021: Belém (BEL), Brasília (BSB), Belo Horizonte/Confins (CNF), São Paulo/Congonhas (CGH), Rio de Janeiro/Galeão (GIG), Guarulhos/SP (GRU), Juazeiro do Norte (JDO), Manaus (MAO), Natal (NAT), Recife (REC), Salvador (SSA), São Luís (SLZ), Teresina (THE), Viracopos/SP (VCP) e Portugal/Lisboa (LIS).

Companhias aéreas operando em agosto/2021: Azul, Gol, Latam, TAP e Itapemirim

 

 

Com informações da repórter Mônica Damasceno, da Rádio O POVO CBN

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aeroporto variante justiça teste embarque fraporte governo federal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar