Fortaleza pode estar no "fim de um ciclo epidêmico", indica boletim

Os especialistas alertam, no entanto, que a transmissão comunitária continua na Capital e a incidência da doença deve ser "rigorosamente monitorada". Média móvel de mortes se aproxima de dois episódios diários

A média móvel de casos e mortes decorrentes da Covid-19 segue caindo em Fortaleza, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta sexta-feira, 6. Em ambos casos, a diminuição é de 55% quando comparado ao registrado há duas semanas na Capital. O indicador considera o intervalo dos últimos sete dias e é um dos principais para medir a evolução da pandemia.

Os especialistas da pasta ressaltam, no entanto, que a magnitude da queda pode estar relacionada ao retardo para compilação das notificações mais recentes. De acordo com as estatísticas analisadas, os números atuais dos óbitos da pandemia se assemelham aos de agosto do ano passado e podem ser um “reflexo do fim de um ciclo epidêmico”. “O número diário de óbitos vem caindo substancialmente, fazendo com que a média móvel se aproxime de duas mortes”, argumenta a pasta no documento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em relação aos casos, a SMS alerta que ainda há transmissão comunitária na Capital e a incidência da doença deve ser “rigorosamente monitorada”. Com o último aumento — chamado pelos especialistas de repique — entre os dias 8 e 17 de maio, os números de novos casos diários começaram a cair “quase initerruptamente”. Desde o início da pandemia, o maior número de novas contaminações foi registrado na primeira quinzena de março deste ano.

A pasta observa ainda que as mortes por Covid-19 se concentraram em bairros periféricos da Cidade, ainda que exista um número significativo nas regiões de alto IDH. Analisando o mapa de calor disponibilizado no documento, que leva em conta os dados registrados desde o começo da crise na saúde, é possível perceber ainda a ausência de aglomerações de alta intensidade na Regional VI — onde ficam bairros como Messejana, Castelão e Conjunto Palmeiras.

>> Leia a íntegra do boletim divulgado nesta sexta-feira: Clique aqui para baixar o PDF.

Confira números divulgados no boletim:

- Média móvel de casos

Últimos sete dias: 42,1
Há duas semanas: 94,1

- Média móvel de mortes

Últimos sete dias: 0,9
Há duas semanas: 2,0

- Número de mortes por mês (2021)

Janeiro: 239
Fevereiro: 528
Março: 1.588
Abril: 1.469
Maio: 790
Junho: 270
Julho: 105

- Taxa de mortalidade* por regional (desde o início da pandemia)

Regional I: 350,1
Regional II: 416,2
Regional III: 354,4
Regional IV: 421
Regional V: 351,4
Regional VI: 288,2

*Taxa de Mortalidade acumulada por bairro = Número total de mortes do bairro/População do bairro x 100.000 habitantes

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavírus boletim coronavírus secretaria municipal de saúde covid-19 fortaleza pandemia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar