Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Uece e Fiocruz se tornam parceiras na produção de vacina e pesquisas em Saúde

Camilo Santana também assinou outro termo sobre que formaliza a cooperação técnica para ampliar parcerias com a Fiocruz na área da pesquisa e ciência com o estado Ceará, transferindo informações e dados que forneçam soluções na área da saúde.
10:49 | Ago. 05, 2021
Autor - Levi Aguiar
Foto do autor
- Levi Aguiar Autor
Tipo Noticia

O governador Camilo Santana (PT) assinou nesta quinta-feira, 5, dois termos de cooperação com Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)  e o estado do Ceará. Um dos termos formaliza a parceria entre a Fiocruz e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) para produção de vacina contra a Covid-19. O outro termo determina a "com transferência de informações e dados, buscando soluções na área da saúde para o estado do Ceará", relata o governado.

Camilo Santana disse que os termos de cooperação técnica ampliam as parcerias com a Fiocruz na área da pesquisa e ciência. Um dos termos é para o desenvolvimento da vacina da Uece, que está em andamento nos laboratórios na Universidade. “E agora, a Fiocruz será uma parceira no avanço da pesquisa da nova vacina", destacou Camilo Santana.

Durante o evento, Camilo Santana lembrou que hoje é celebrado o Dia Nacional da Saúde. A data serve para conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da educação sanitária e também para homenagear a vida e o trabalho de Oswaldo Cruz, que nomeia a Fundação parceira (Fiocruz). Cruz foi um dos principais responsáveis pelas erradicações de epidemias, no Brasil, no final do século XIX e começo do século XX.

Camilo Santana em cerimônia para assinar termo que estabelece parceria com a Fiocruz.
Camilo Santana em cerimônia para assinar termo que estabelece parceria com a Fiocruz. (Foto: Reprodução/Instagram)

LEIA MAIS | Ceará tem 18,82% da população vacinada contra Covid-19

Vacinação do Centro de Eventos registra grandes filas nesta manhã

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, também participou remotamente da sessão de assinatura dos termos de parcerias. “Estamos todos reunidos com o esforço de avançar na pesquisa e nas ideias ligadas à saúde para desenvolvimento e garantir o desenvolvimento e os insumos de saúde”, relata.

Na última quarta-feira, 4, o estado do Ceará recebeu 61.600 doses do imunizante da Coronavac e mais 114.660 doses da Pfizer/BioNTech. O governador do Ceará disse que as doses da Pfizer, recebidas do Ministério da Saúde, serão utilizadas exclusivamente para aplicação da primeira dose dos cearenses.

Acompanhe:



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Perdeu a primeira ou segunda dose da vacina? Saiba o que fazer

ONDE IR?
14:29 | Ago. 05, 2021
Autor Marília Freitas
Foto do autor
Marília Freitas Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Prefeitura de Fortaleza disponibilizou pontos específicos na Cidade para aplicação da repescagem da vacina da Covid-19. Hoje, 5, mais de 29 mil pessoas estão agendadas para receber a primeira dose da vacina e os faltosos podem buscar atendimento em alguns dos Centros de vacinação para obter a primeira ou segunda dose.

+ Veja lista dos agendados para receber a vacina hoje (05/08)

As aplicações da primeira dose estão acontecendo no Centro de Eventos, nos Cucas, no Sesi Parangaba e nos Shoppings RioMar Kennedy, RioMar Fortaleza e o Iguatemi. Os fortalezenses que perderam a aplicação da primeira dose por Covid ou sintomas gripais, viagens a trabalho ou pela aplicação da vacina da gripe, podem procurar os seguintes pontos hoje (05/08):

Centro de Eventos: aplicação da segunda dose das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer.

- Atende os agendamentos

- Atende os que perderam a primeira dose por estarem com Covid, em viagem a trabalho ou porque tomaram outra vacina

- Atende quem tem mais de 40 anos e ainda não se vacinou

Cucas (Barra, Jangurussu, Mondubim e José Walter): atende a segunda dose da CoronaVac

- Atende os agendamentos

- Atende os que perderam a primeira dose por estarem com Covid, em viagem a trabalho ou porque tomaram outra vacina

- Atende quem tem mais de 40 anos e ainda não se vacinou

Sesi Parangaba: atende a segunda dose da marca AstraZeneca

- Atende os agendamentos

- Atende os que perderam a primeira dose por estarem com Covid, em viagem a trabalho ou porque tomaram outra vacina

- Atende quem tem mais de 40 anos e ainda não se vacinou

Shoppings RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy e Shopping Iguatemi: atende a segunda dose da marca AstraZenenca.

- Atende os agendamentos

- Atende os que perderam a primeira dose por estarem com Covid, em viagem a trabalho ou porque tomaram outra vacina

- Atende quem tem mais de 40 anos e ainda não se vacinou


Os postos de saúde atendem os agendados e os que faltaram ao agendamento da segunda dose ou que estão na data limite descrita no cartão para os que tomaram a AstraZeneca e a vacina Pfizer. "Se você está com síndrome gripal, faça o teste do Covid. Se tiver resultado positivo, aguarda 30 dias do sintomas e busque um dos Centros de Vacinação. Se o teste tiver resultado negativo, aguarde 15 dias a partir dos primeiros sintomas e vá ao Centro com comprovação da síndrome", destacou Fabiana Sales, coordenadora das Regionais de Saúde de Fortaleza.

Ao comparecer ao centro de vacinação, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência. No caso de segunda dose, levar também o cartão de vacinação.

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

TRE-CE inocenta Glêdson Bezerra por abuso de poder econômico na eleição de 2020

Juazeiro do Norte
14:07 | Ago. 05, 2021
Autor Filipe Pereira
Foto do autor
Filipe Pereira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Na sessão judiciária dessa sexta-feira, 5, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) absolveu o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), e seu vice, Giovanni Sampaio (Podemos),  em processo por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2020. A decisão em julgamento de primeira instância determinava a cassação dos diplomas dos gestores. 

Em abril deste ano, Glêdson e o vice tiveram os diplomas cassados pelo juiz eleitoral da 28ª Zona Eleitoral do Ceará, Giacumuzaccara Leite Campos. No mês de junho, o Tribunal recomendou a manutenção da decisão. Nela, o juiz constatou o uso irregular de um helicóptero – que pertenceria ao empresário Gilmar Bender (PDT), aliado dos então candidatos – durante uma carreata da campanha de Glêdson realizada às vésperas das eleições. No evento, a aeronave teria inclusive despejado uma “chuva” de papel picado, que foi transmitida nas redes sociais.

Nesta quinta, por 5 votos a 2, os juízes do TRE refutaram a recomendação. Durante o julgamento, no sentido de indeferir a denúncia de abuso de poder econômico, os juízes Raimundo Nonato Santos, Eduardo Scorsafava, David Sombra e o presidente do TRE, desembargador Inácio Cortez, acompanharam o voto da relatora. Na contramão, os magistrados George Lima e Roberto Viana votaram para manter a cassação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ator Eduardo Moscovis é internado com Covid-19, informa jornalista

SAÚDE
13:28 | Ago. 05, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

O ator Eduardo Moscovis, 53 anos, foi internado com Covid-19. Ele está no Hospital CopaStar, no Rio de Janeiro, e, segundo o jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, o quadro de saúde evolui bem.

Participou de mais de uma dezena de novelas da Globo, desde Pedra sobre Pedra, passando por Kubanacan, Senhora do Destino, Alma Gêmea e um de seus papeis mais lembrados: o Petruchio de O Cravo e a Rosa. No SBT, fez As Pupilas do Senhor Reitor. Viveu também o Brandão na série "Bom dia, Verônica", da Netflix.

O nome de registro dele é Carlos Eduardo de Andrade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Assembleia retoma atividades com homenagem aos mortos pela Covid-19 no Brasil

AL-CE
13:14 | Ago. 05, 2021
Autor Filipe Pereira
Foto do autor
Filipe Pereira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) iniciou nesta quarta-feira, 5, as atividades do segundo semestre letivo de 2021 após o recesso parlamentar. Antes do pronunciamento oficial, o presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT), pediu um minuto de silêncio aos deputados para prestar homenagem as 560 mil pessoas mortas pela Covid-19 no Brasil. 

Após a chegada no coronavírus em março de 2020, os deputados enfrentam o quarto semestre legislativo consecutivo com o desafio de focar em ações voltadas ao combate do vírus e em projetos que amenizem as consequências socioeconômicas na vida da população cearense. O presidente aproveitou seu primeiro pronunciamento para sair em defesa das urnas eletrônicas e criticar os ataques do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ao sistema eleitoral vigente e às instituições brasileiras.

Nas ações relativas a pandemia, Evandro Leitão fez ainda um retrospecto das ações do Pacto contra o Coronavírus, dos últimos 15 dias. A iniciativa da Casa conta com a parceria com outras 15 instituições públicas e privadas. Em quase duas semanas, o projeto promoveu visitas pelo interior do Ceará com o objetivo de reforçar o cadastro da vacinação e as informações sobre as medidas sanitárias contra a pandemia. 

Segundo o parlamentar, a partir de agosto, começa um segundo momento, quando devem ocorrer reuniões regionalizadas, de forma virtual, a fim de ouvir as demandas do setor produtivo de cada região. "O setor produtivo foi um dos mais impactados durante a pandemia, e o Estado já tomou alguma iniciativas no sentido de diminuir esse impacto, como a liberação de crédito para os micro e pequenos empreendedores, mas ainda há outras demandas, e precisamos ouvir cada região e suas especificidades”, disse em entrevista à rádio FM Assembleia. 

LEIA MAIS l Sob comando de Evandro Leitão, Assembleia fará debates nas 14 macrorregiões do Ceará

"Partimos em uma agenda para fortalecer a conscientização sobre a importância da vacina e dos cuidados sanitários. Queria aqui agradecer a todos os 18 parceiros e entidades que integram o pacto, em especial a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), bem como o Ministério Público Federal e o Ministério Público, que estão desempenhando um grande serviço para a população cearense", disse o presidente. 

Segundo o pedetista, a comitiva reforçou as medidas preventivas contra o coronavírus e potencializou os cadastros para vacinas em 16 municípios. No total, o grupo passou por: Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, Crateús, Tauá, Aracati, Morada Nova, Canindé, Baturité, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Camocim, Granja, Quixeramobim e Iguatu. 

Como início das atividades do Agosto Lilás, o deputado destacou ainda campanhas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. "Não poderia deixar de citar a inauguração da nova estrutura da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) que tem na frente a deputada Augusta Brito". Representantes de Câmaras Municipais e da Assembleia ampliaram as discussões sobre ações de proteção à mulher após o recente caso de agressão do DJ Ivis contra ex-mulher Pamella Holanda.

Na ocasião, Evandro também destacou que a prova do concurso público da AL, que recebeu 33 mil inscritos, será ministrada em 7 de novembro. Anunciado ainda em 2019, o concurso da AL prevê o preenchimento de 100 vagas, sendo 70 de nível superior e 30 de nível médio. 

O presidente também comentou sobre o projeto de lei de autoria da Mesa Diretora, e aprovado pela Casa, que autoriza a AL a adquirir e distribuir 10 mil cestas básicas por mês para a população cearense enquanto durar o decreto de calamidade pública do estado. A proposta surgiu a partir de uma campanha de arrecadação promovida em março deste ano, quando foram arrecadadas 33 toneladas de alimentos para distribuição para população em situação de vulnerabilidade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags