Uece e Fiocruz se tornam parceiras na produção de vacina e pesquisas em Saúde

Camilo Santana também assinou outro termo que formaliza a cooperação técnica para ampliar parcerias com a Fiocruz na área da pesquisa e ciência com o Ceará, transferindo informações e dados que forneçam soluções na área da saúde

O governador Camilo Santana (PT) assinou nessa quinta-feira, 5, dois termos de cooperação com Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Um dos termos formaliza a parceria entre a Fiocruz e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) para produção de vacina contra a Covid-19. O outro termo determina a "com transferência de informações e dados, buscando soluções na área da saúde para o Estado do Ceará", relatou o governado.

Camilo Santana disse que os termos de cooperação técnica ampliam as parcerias com a Fiocruz na área da pesquisa e ciência. O termo com a Uece é para o desenvolvimento da HH120 Defenser, como é chamada a vacina cearense em desenvolvimento. “E agora, a Fiocruz será uma parceira no avanço da pesquisa da nova vacina", destacou Camilo Santana.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Camilo Santana lembrou que nessa quinta foi celebrado o Dia Nacional da Saúde. A data serve para conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da educação sanitária e também para homenagear a vida e o trabalho de Oswaldo Cruz, que nomeia a Fundação parceira (Fiocruz). Cruz foi um dos principais responsáveis pelas erradicações de epidemias, no Brasil, no final do século XIX e começo do século XX.

Camilo Santana em cerimônia para assinar termo que estabelece parceria com a Fiocruz.
Camilo Santana em cerimônia para assinar termo que estabelece parceria com a Fiocruz. (Foto: Reprodução/Instagram)

LEIA MAIS | Ceará tem 18,82% da população vacinada contra Covid-19

Vacinação do Centro de Eventos registra grandes filas nesta manhã

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, também participou remotamente da sessão de assinatura dos termos de parcerias. “Estamos todos reunidos, com o esforço de avançar na pesquisa e nas ideias ligadas à saúde para desenvolvimento e garantir o desenvolvimento e os insumos de saúde”, disse.

Nessa quarta-feira, 4, o Estado do Ceará recebeu 61.600 doses do imunizante da Coronavac e mais 114.660 doses da Pfizer/BioNTech. O governador do Ceará disse que as doses da Pfizer, recebidas do Ministério da Saúde, serão utilizadas exclusivamente para aplicação da primeira dose dos cearenses.

Assista ao evento online de assinatura dos termos:



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina uece ceará covid camilo fiocruz

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar