Covid: teste rápido desenvolvido pela Uece possibilita resultado em 5 minutos

Feito a partir da coleta de saliva ou secreções nasais, o exame possibilita um resultado em até cinco minutos

O Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular da Universidade Estadual do Ceará (LBB/Uece) desenvolveu um teste rápido e de baixo custo para diagnóstico da SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19. Feito a partir da coleta de saliva ou secreções nasais, o exame possibilita um resultado em até cinco minutos. Informações foram divulgadas no site da Uece, nesta quarta-feira, 4.

De acordo com a publicação, o teste é tão eficaz quanto o RT-PCR, exame que apresenta um custo elevado. “O teste desenvolvido na Uece poderá ser aplicado em crianças ou em pessoas, inclusive, à beira do leito. Basta pegar uma gotinha de saliva para fazer o teste. O método também é ideal para fazer triagem e monitoramento em grandes eventos, como as Olimpíadas, por exemplo", explicou em publicação a coordenadora do LBBM/Uece, Izabel Florindo Guedes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Vacinação em Fortaleza: confira lista de agendados para quarta, (04/08), e quinta (05/08)

+ Perdeu a segunda dose da vacina da Covid em Fortaleza? Saiba onde se vacinar

Ainda conforme postagem, a ideia do exame veio durante a realização de outras pesquisas, que analisam a "prevalência da Covid-19 em crianças, adolescentes e adultos em situação de educação remota pela rede municipal de ensino em Fortaleza". Isso porque foi realizando essas análises que os pesquisadores ouviram dos participantes reclamações sobre o preço dos testes de identificação da doença.

Além do valor, as famílias que participaram das pesquisas afirmaram que os testes eram "incômodos" e os resultados "demoravam muito" para sair. Os integrantes do LBB ouviram os relatos e decidiram criar um teste mais rápido, que tivesse um custo baixo e fosse mais confortável que os demais.

Fase final de elaboração

Sem exigir "mão de obra extremamente qualificada", o teste criado pela instituição poderá ainda ser utilizado em locais como escolas - não sendo dessas forma usado apenas em laboratórios. Luiz Francisco Wemmenson, pesquisador do LBBM falou na postagem sobre a fase em que a criação se encontra.

“Foi feita a maioria dos testes em bancada. Infere-se, dessa avaliação, o fato de que o modelo se mostrou de alta sensibilidade e elevada especificidade. Já estamos em fase final de elaboração da redação para pedido de patente e, no momento, estamos escrevendo projeto para conseguir financiamento e aprovação do Comitê de Ética para validação clínica", destacou o representante.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Covid-19 Coronavírus Saúde Uece

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar