Covid: Para Ministério da Saúde, melhora no cenário epidemiológico é resultado da vacinação

A média de óbitos dos últimos 14 dias chegou a 1,03 mil, sendo considerado o número mais baixo desde o dia 29 de janeiro. Apesar da melhora, o país já soma 558.432 óbitos acumulados e 1.209 nas últimas 24 horas.

O Ministério da Saúde (MS) informou na última terça-feira, 4, que a média móvel de casos e mortes por Covid-19 chegou ao número mais baixo desde janeiro deste ano. As quedas nas notificações foram registradas no dia 2 de agosto. A média de óbitos dos últimos 14 dias chegou a 1,03 mil, sendo considerado o número mais baixo desde o dia 29 de janeiro.

Os números de novos casos também diminuíram, a média móvel está em 40,12 mil. É o menor número registrado desde 8 de janeiro. Os dados estão disponíveis na plataforma LocalizaSUS. Apesar da melhora, o País já soma 558.432 óbitos acumulados e 1.209 nas últimas 24 horas. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Ministério reconhece que a melhora no cenário epidemiológico do Brasil é consequência da vacinação contra a Covid-19. Com cerca de 160 milhões de brasileiros acima de 18 anos, o País tem 101 milhões de pessoas com a primeira dose, 63% do total. A segunda dose ou a vacina de dose única, já chegou a 41,5 milhões de pessoas, equivalente a 25% do público-alvo da campanha.

LEIA MAIS | CoronaVac é 86% eficaz na prevenção da morte por Covid, aponta relatório de vacinas no Chile

França ativa plano de emergência em hospitais após aumento de casos de Covid

A média móvel de mortes é calculada somando as mortes confirmadas nas últimas 24 horas com as que foram registradas nos seis dias anteriores. Com atualizações recorrentes, a média móvel de casos ajuda os especialistas a avaliarem a situação da pandemia, apontando para o aumento ou a estabilização dos números.

O MS afirma que a redução no número de casos e óbitos já é observada nas últimas semanas, de forma progressiva. De 25 de junho a 25 de julho, a média móvel de casos teve queda de 40%. Já quanto ao número de óbitos, a redução foi de 42%. Nos últimos 4 meses, houve uma queda 46% na média móvel de casos e de 65% na de óbitos pela Covid-19.

*Com informações do Ministério da Saúde e das secretarias de saúde dos estados brasileiros.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Casos covid-19 vacinação covid-19 Ministério da Saúde

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar