Dez municípios estão em nível de alerta "novo normal" para Covid-19; entenda o cenário

Entre os fatores para a classificação do nível de alerta para a doença, os municípios apresentam ocupação de leitos de UTI menor que 70%, taxa de letalidade menor que 1 e percentual de positividade dos testes RT-PCR menor que 25%

Diante da queda dos indicadores da Covid-19 e o começo do controle da doença no Ceará, 10 municípios atingiram o nível de alerta “novo normal” para o novo coronavírus, o mais baixo da pandemia. As cidades que se encontram nesse cenário são: Salitre, Ereré, Monsenhor Tabosa, Ararendá, General Sampaio, São Luís do Curu, Amontada, Meruoca, Coreaú e Barroquinha. As informações são da plataforma IntegraSuS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidadas às 16h10min desta quinta-feira, 29, e correspondem às semanas epidemiológicas (SE) 28 e 29, entre 11 a 24 de julho.

Entre os fatores para a menor classificação do nível de alerta para a doença, os municípios apresentam ocupação de leitos de UTI menor que 70%, taxa de letalidade menor que 1 e percentual de positividade dos testes RT-PCR menor que 25%. No município de Amontada, por exemplo, localizado a 174 quilômetros de Fortaleza, o percentual de leitos ocupados corresponde a 48%. Nas últimas duas semanas epidemiológicas, dos 10 municípios no “novo normal”, seis registraram taxa de positividade de exames em 0%. Acima desse valor, ficaram apenas Barroquinha, Coreaú, São Luís do Curu e Amontada, com taxa de 15,4%, 15,8%, 19,9% e 20,6%, respectivamente, de exames positivos para a doença.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Covid: Variante Delta é identificada em viajantes que chegaram a Fortaleza

De acordo com a epidemiologista e professora do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Lígia Kerr, o nível apresentado significa que há uma circulação baixa do vírus nas regiões, mas que a expressão “novo normal” requer atenção com o possível relaxamento dos cuidados contra a doença. “O 'novo normal' não significa que agora vamos eliminar a máscara ou iniciar aglomeração. Não podemos entender a situação dessa forma, caso contrário, a chance que os indicadores possam crescer novamente é muito alta”, destaca.

Sobre os fatores que classificam esse nível, a especialista comenta que há uma crítica sobre os determinados percentuais. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que o ideal seria que a taxa de testagem fosse abaixo de 5%. Esses níveis que estão sendo classificados como padrão deveriam ser mais baixos, baseados em padrões da OMS. Além disso, muitos gestores têm usado as taxas de UTI como indicador ou parâmetros para, por exemplo, reabertura da economia. No entanto, alguns desses parâmetros estão bem altos”, aponta Lígia.

A classificação dos 10 municípios cearenses no nível mais baixo de alerta para a Covid-19 pode ser considerado o começo de um cenário positivo da doença no Estado. Para que eles possam continuar a longo prazo nessa classificação, a epidemiologista orienta que é necessário manter os cuidados contra a doença e evitar algumas medidas. “Evitar abertura de eventos com aglomeração de pessoas e manter o uso de máscaras são essenciais. Outras medidas são de implementar a testagem dos suspeitos e rastrear os possíveis contatos para impedir a disseminação da doença”, ressalta a especialista.

LEIA TAMBÉM | Ceará tem 22% da população adulta imunizada contra a Covid-19

Níveis de alerta

Ao todo, quatro níveis são apresentados para indicar a situação de cada região na pandemia da Covid-19: nível baixo ou novo normal, nível moderado, nível alto e nível altíssimo. Para classificar os municípios em cada nível, a Sesa analisa o índice de ocupação de leitos, as taxas de letalidade da doença e o percentual de positividade dos exames de diagnóstico.

No nível altíssimo, é considerado a taxa de ocupação dos leitos maior que 95%; taxa de letalidade maior que 3%; e percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 maior que 75%; No nível alto, é taxa de ocupação dos leitos entre 80,1% e 95%; taxa de letalidade entre 2% e 3%; e percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 50% e 75%. Já no moderado, a taxa de ocupação dos leitos fica entre 70% e 80%; taxa de letalidade entre 1% e 2%; e percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 25% e 49,9%.

No Ceará, além dos municípios que atingiram o nível mais baixo de alerta para o novo coronavírus, ainda há cidades que possuem percentuais preocupantes. O Estado possui 77 cidades com o nível "altíssimo" da doença, 58 em nível “alto” e 40 em nível “moderado”. Em Fortaleza, o índice se encontra no nível alto da doença, a Capital possui taxa de ocupação de leitos de UTI em 48% e taxa de positividade em 9,2%. O índice mais preocupante está na taxa de letalidade da doença, no qual a cidade possui 2,7%, referente às duas últimas semanas epidemiológicas.

Veja quais municípios estão em cada nível de alerta para a Covid-19:

Nível Altíssimo

Abaiara
Aiuaba
Altaneira
Alto Santo
Aracati
Aratuba
Assare
Baixio
Banabuiú
Barbalha
Barreira
Barro
Baturité
Beberibe
Boa Viagem
Canindé
Capistrano
Caririacu
Carnaubal
Catarina
Catunda
Caucaia
Cedro
Choró
Chorozinho
Crato
Deputado Irapuan Pinheiro
Forquilha
Fortim
Granjeiro
Groaíras
Guaiúba
Guaramiranga
Horizonte
Ibicuitinga
Ipaporanga
Iracema
Itaicaba
Itaitinga
Itapipoca
Itapiúna
Itatira
Jardim
Jati
Jucás
Madalena
Maranguape
Mauriti
Milagres
Milha
Missão Velha
Morada Nova
Mulungu
Nova Olinda
Nova Russas
Ocara
Orós
Pacajus
Pacujá
Paracuru
Parambu
Pedra Branca
Pereiro
Piquet Carneiro
Porteiras
Potiretama
Quixeramobim
Quixeré
Russas
Saboeiro
Sobral
Trairi
Umari
Uruburetama
Uruoca
Vicosa Do Ceara

Nível Alto

Acopiara
Antonina Do Norte
Aracoiaba
Araripe
Bela Cruz
Campos Sales
Cariré
Cariús
Cascavel
Croata
Cruz
Farias Brito
Fortaleza
Graça
Hidrolândia
Ibiapina
Icapuí
Ico
Iguatu
Independência
Ipaumirim
Ipu
Ipueiras
Itapajé
Jaguaribara
Jaguaribe
Jijoca De Jericoacoara
Juazeiro Do Norte
Lavras Da Mangabeira
Limoeiro Do Norte
Martinópole
Miraíma
Mombaca
Morrinhos
Novo Oriente
Paraipaba
Penaforte
Pentecoste
Pindoretama
Pires Ferreira
Potengi
Quixelô
Reriutaba
Santana Do Acaraú
Santana Do Cariri
Santa Quitéria
São Benedito
São João Do Jaguaribe
Senador Pompeu
Senador Sá
Solonópole
Tarrafas
Tauá
Tejucuoca
Tianguá
Ubajara
Umirim
Várzea Alegre

Nível Moderado

Acarape
Acaraú
Alcântaras
Apuiarés
Aquiraz
Arneiroz
Aurora
Brejo Santo
Camocim
Caridade
Chaval
Crateús
Eusébio
Frecheirinha
Granja
Guaraciaba Do Norte
Ibaretama
Iraucuba
Itarema
Jaguaretama
Jaguaruana
Maracanaú
Marco
Massapê
Moraújo
Mucambo
Pacatuba
Pacoti
Palhano
Palmácia
Paramoti
Poranga
Quiterianópolis
Quixadá
Redencao
São Gonçalo Do Amarante
Tabuleiro Do Norte
Tamboril
Tururu
Varjota

Nível Baixo “Novo Normal”

Amontada
Ararendá
Barroquinha
Coreaú
Ereré
General Sampaio
Meruoca
Monsenhor Tabosa
Salitre
São Luís do Curu

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CORONAVÍRUS CEARÁ NÍVEIS DE ALERTA CORONAVÍRUS COVID-19 CEARÁ COVID-19 NÍVEIS DE ALERTA NOVO NORMAL COVID-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar