Fortaleza vacina os cadastrados até 12 anos em duas semanas se doses chegarem regularmente

A estimativa é que 473.679 mil pessoas que estão cadastradas no município de Fortaleza ainda esperam para serem vacinadas

Seriam necessárias apenas duas semanas para toda a população até os 12 anos cadastrada de Fortaleza ser vacinada contra a Covid-19 com a primeira dose. Essa é a estimativa da Prefeitura se houvesse uma regularidade da entrega e estoque de vacinas na Capital. A gestão calcula que há uma capacidade de vacinar 241 mil pessoas por semana, mas que a média é menor para irregularidade de doses. 

LEIA MAIS | 4 municípios cearenses estão acima da média nacional de vacinados com pelo menos uma dose

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A responsabilidade para o envio de doses é do Ministério da Saúde, que repassa as doses para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e então para os municípios. 47,9% da população fortalezense já recebeu pelo menos uma dose, e 15% já completaram o esquema de vacinação, ao tomarem a segunda dose ou receberem a aplicação da dose única, da Janssen.

Atualmente, a Prefeitura está trabalhando com público geral, de 59 a 18 anos, chamada população adulta, mas incluí no cálculo todos os cadastrados até os 12 anos. A estimativa é de que 473.679 mil pessoas ainda esperam para serem vacinadas.

LEIA MAIS | Todos os municípios cearenses já começaram a vacinar a população em geral

"Seriam duas semanas, caso houvesse doses suficientes, uma regularidade nesse recebimento para o município, a gente teriam duas semanas para concluir toda a população cadastrada", ressaltou secretária da Saúde, Ana Estela. De acordo com a titular, essa irregularidade de doses é uma das razões pela qual a Prefeitura não divulga calendários ou estimativas, para não gerar uma expectativa que pode não ser cumprida.

Na semana passada, o agendamento da aplicação de primeiras doses foi suspenso com o fim do estoque. Não houve agendamento para D1 na sexta-feira, 9, nem na quarta-feira, 7, e somente quem estava na data limite da segunda dose foi atendido. A vacinação foi retomada com a chegada de novas doses ao município, com os imunizantes da Pfizer.

Fortaleza avançou na vacinação e começou a vacinar pessoas nascidas em 1990 da população em geral. A campanha contra Covid-19 em Fortaleza conta com 113 pontos de vacinação. São 100 postos de saúde, três policlínicas e seis centros de vacinação (shoppings RioMar Fortaleza e Riomar Kennedy, North Shopping Jóquei, Centro de Eventos, Sesi Parangaba e Arena Castelão), além dos quatro Cucas (Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter). O atendimento das pessoas acontece tanto por meio de drive-thru como em salas de acolhimento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação toda população vacinação covid-19 fortaleza ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar