Covid-19: Fortaleza terá novo mutirão de vacinação no próximo fim de semana

A Prefeitura está buscando estratégias para aumentar o número diário de vacinados, assim como cadastrar aqueles que não têm acesso ao Saúde Digital, sistema que organiza a imunização no Estado

Fortaleza terá um novo mutirão de vacinação no próximo fim de semana, dias 26 e 27 de junho. A estratégia é usada pela gestão municipal para dar celeridade ao processo de vacinação na Capital, que está imunizando pessoas a partir de 42 anos. Para o sábado, há agendamento de mais de 70 mil pessoas para receber a vacina, número significativamente superior em relação aos agendados durante a semana — cerca de 27 mil por dia. Ainda não foram divulgados os agendados do domingo, 27.

+ Confira os agendados até o próximo sábado, 26, no site oficial da Prefeitura

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Erlemus Soares, coordenador da Rede da Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, explicou ao O POVO nesta terça-feira, 22, que a gestão municipal consegue utilizar locais nos fins de semana que geralmente não estão disponíveis nos dias úteis, como um maior número de postos de saúde. No total, o número de locais de vacinação saltou de 53 para 113 em relação à última semana.

LEIA TAMBÉM | Mutirão de cadastro para vacinação em Fortaleza já auxiliou mais de 7 mil pessoas, diz Sarto

Ele citou que alguns eventos são realizados pelo poder público para tentar dar celeridade ao processo. Na última sexta-feira, por exemplo, ocorreu o "Arraiá da Vacinação", em que mais de 4,5 mil pessoas conseguiram entrar de forma complementar nas listas de vacinação. Nesse dia, as pessoas puderam se vacinar em clima de festa junina, com apresentações de quadrilhas e grupos musicais.

População em situação de rua

A Cidade já vacinou 90% das pessoas em situação de rua que estão cadastradas no Saúde Digital. Ao O POVO, Erlemus ressaltou que a administração mantém equipes para realizar buscas ativas e cadastrar aqueles que ainda não foram incluídos no sistema de vacinação. O trabalho acontece em parceria com equipamentos como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e os postos de saúde.

Em relação às pessoas que não têm acesso à internet para realizar o cadastro, o coordenador orienta que os pontos de cadastramento sejam procurados. “Temos mais de 30 locais que estamos realizando esse processo: os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a Rede Cuca, os pontos de atendimento da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Secretaria Municipal de Educação (SME). Isso está sendo feito para ninguém ficar de fora da campanha de imunização”, enfatiza.

Até esta segunda-feira, 21, 361.591 fortalezenses foram vacinados com as duas doses da vacina contra a Covid-19, de acordo com dados do Vacinômetro da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Com pelo menos uma das doses, o número se aproxima de 1 milhão de vacinados, com 931.801 pessoas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação coronavírus fortaleza vacinação coronavírus ceará mutirão vacinação fortaleza imunização população geral fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar