Paracuru vacinará mais de 1,5 mil pessoas de 50 a 59 anos até sábado, 18

Assim como em outras cidades do Estado, Paracuru também se articula para cadastrar as pessoas que ainda não estão inscritas no Saúde Digital, sistema da Sesa criado para coordenar o processo. Escolas e CRAS são pontos de cadastramento

O município de Paracuru, no Litoral Oeste, começou a vacinar a população geral, entre 18 e 59 anos, nesta quarta-feira, 16. No total, já foram vacinadas 448 pessoas e mais 1,1 mil serão imunizadas até sábado, 18, na faixa etária de 50 a 59 anos. A cidade aplica a vacina só nas pessoas que já se cadastraram no Saúde Digital, sistema criado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para organizar a imunização.

O secretário de Saúde de Paracuru, Ângelo Luis Leite Nobre, disse que a gestão municipal está se mobilizando para dar celeridade ao cadastramento, que ainda conta com poucas inscrições. Na faixa de 50 a 59 anos, por exemplo, cerca de 1,1 mil pessoas estão cadastradas, e a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é superior a 3 mil habitantes, conforme o gestor.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Clique na imagem para abrir a galeria

Para ampliar o acesso da população ao cadastro, ele disse que a administração municipal está destinando escolas e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para o atendimento das pessoas. Há ainda a previsão de que outros espaços públicos também sejam incluídos como pontos de cadastramento na próxima semana.

LEIA MAIS | Primeiro dia do mutirão de cadastro para vacinação em Fortaleza tem baixa procura

Até esta quarta-feira, 16, 11.727 habitantes de Paracuru já se cadastraram no Saúde Digital, e 10.545 confirmaram a inscrição por e-mail, de acordo com dados do IntegraSUS, plataforma da Sesa. No total, a população adulta do município é de pelo menos 20 mil pessoas, conforme dados do Censo de 2010 do IBGE.

Leite Nobre reclama ainda do volume de vacinas que chegam ao município, que impedem um maior planejamento. “O ritmo está lento pela quantidade, não sabemos quantas vão chegar, quando vão chegar, se vão chegar... Mas a gente entende que já foi um avanço iniciar a vacinação por grupos idade”, pondera o secretário.

Mesmo com a nova etapa, ele ressalta que a cidade continua vacinando pessoas de outras fases da vacinação, como os idosos e as pessoas com comorbidade. “Aparecendo e querendo se vacinar, nós vacinamos, é nosso papel. Temos registro de muita gente que não queria se vacinar e agora resolveu receber a vacina. Queremos que todo mundo se vacine, estamos aqui para isso”, enfatiza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação população em geral faixa etária 50 a 59 anos vacinação paracuru coronavírus paracuru litoral oeste cadastramento saúde digital

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar