Covid-19 no Ceará: ocupação nas UTIs é de 86,62% e nas enfermarias de 62,99%

Os dados foram divulgados na plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), com base em informações colhidas até às 14h03min desta sexta-feira, 4

Ceará tem 86,62% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 62,99% das enfermarias ocupadas com pacientes que apresentam quadro de Covid-19. Os dados foram divulgados na plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), com base em informações colhidas até às 14h03min desta sexta-feira, 4. O monitoramento leva em consideração tanto unidades de saúde públicas como particulares.

Nas "UTIs Covid", utilizadas para atendimento de casos mais graves da doença, o maior índice de ocupação é registrado na ala adulta, de 89,28%. Em equipamentos desse porte voltados para atendimento infantil e de gestantes, o índice observado até o período é de 72.09% e de 38.46%, respectivamente. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Fortaleza: 41 mil profissionais da educação já foram vacinados contra a Covid-19

Brasil vai receber 3 milhões de vacinas da Janssen nas próximas semanas, diz Queiroga 

Fortaleza deve levar 6 semanas para aplicar 1ª dose em quem já se cadastrou

Já nas enfermarias do Estado, a maior ocupação é percebida nas alas destinadas ao atendimento de crianças, cujo índice está em 84.25%. Enfermarias voltadas para o tratamento de pessoas adultas estão ocupadas em 62.63% e, naquelas que atendem gestantes, a ocupação é de 29.41%.

Em Fortaleza, que vive um momento de flexibilização das atividades econômicas, 86,13% das UTIs estão ocupadas com pessoas infectadas pelo vírus. A porcentagem revela uma melhora do índice na Capital cearense quando comparado a monitoramentos das últimas semanas, onde ocupação quase sempre aparecia acima de 90%. Ainda conforme dados, enfermarias da Capital estão ocupadas em 72,56%.

Na região de saúde do Cariri, onde os números de casos e mortes da doença ainda seguem em alta, a ocupação em UTIs é de 84,62%, sendo a ala adulta desse equipamento a que registra o maior percentual, com índice de 93,59%. Enfermarias da região estão 56,88% ocupadas.

Fila de espera por leitos

Em todo Ceará, até às 13h15min desta sexta-feira, 4, 259 pessoas aguardavam na fila de espera por leitos específicos para o tratamento da Covid-19. Desses pacientes, 147 esperavam para serem transferidos a uma UTI, e 112 aguardavam para serem levados a uma enfermaria. 

Já na Capital cearense, essa fila contava com 36 pacientes até o período, estando 25 deles na espera por uma UTI e 11 aguardando por leitos em enfermarias. Ao todo, 21 dessas pessoas recebiam atendimento em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e 15 permaneciam aguardando em unidades hospitalares.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

internações covid ceará internações uti covid internações enfermaria pandemia ceará covid-19 ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar