Média móvel de casos e de mortes caem mais de 50% nos últimos 14 dias em Fortaleza

A Secretaria Municipal da Saúde, responsável pela elaboração do boletim, alerta que os números têm influência do atraso para confirmação de casos mais recentes. Patamar segue elevado, conforme especialistas

A média móvel de casos de Covid-19 em Fortaleza é 79% menor nesta sexta-feira, 28, quando comparada ao número registrado há duas semanas atrás, conforme boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A pasta, no entanto, ressalta que a magnitude da redução relaciona-se à confirmação dos casos mais recentes.

Em relação ao número de mortes, os dados também indicam uma queda na média móvel, de 58%. Nos últimos sete dias, o indicador registrou 10,6, enquanto o valor mensurado à quatorze dias foi de 25,4. Até agora, já foram confirmados 8.617 mortes em decorrência da pandemia e a Cidade vivencia uma diminuição dos óbitos diários, conforme o documento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Meta é vacinar professores até julho para retorno presencial no 2º semestre, diz Camilo

Ainda assim, os especialistas da SMS consideram que a Capital enfrenta um elevado patamar de casos. “Por essa razão, considerando as oscilações da média móvel observadas recentemente, a incidência deve ser rigorosamente monitorada”, pontua a pasta. O número de positividade de amostras RT-PCR de residentes de Fortaleza foi de 26,7% nos últimos sete dias.

Os números registrados até agora em maio, ainda que incompletos, também registram queda expressiva em relação ao mês anterior, tanto no número de casos como de mortes. Em abril, foram confirmados 36,5 mil casos do novo coronavírus, enquanto neste mês foram registrados 13,2 mil até a publicação deste boletim. Nos óbitos, a queda foi de 1,3 mil para 402, no mesmo intervalo.

Confira números divulgados no boletim:

- Média móvel de casos

Últimos sete dias: 195,1
Há duas semanas: 942,3

- Média móvel de mortes

Últimos sete dias: 10,6
Há duas semanas: 25,4

- Número de mortes por mês (2021)

Janeiro: 234
Fevereiro: 524
Março: 1.544
Abril: 1.392
Maio: 402 (até a publicação do boletim)

- Taxa de mortalidade* por regional (desde o início da pandemia)

Regional I: 318,5
Regional II: 377
Regional III: 324,8
Regional IV: 380,1
Regional V: 317,2
Regional VI: 254,2

*Taxa de Mortalidade acumulada por bairro = Número total de mortes do bairro/População do bairro x 100.000 habitantes

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

boletim epidemiológico sms média móvel de casos fortaleza média móvel de mortes fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar