Todo o Ceará deve receber doses da Pfizer com mudança no armazenamento

O imunizante agora pode ser conservado em temperatura controlada entre 2 °C e 8 °C por até 31 dias. Com isso, as cidades poderão usufruir do imunobiológico em mais pessoas, por mais dias

A vacina contra Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Pfizer será distribuída para os 184 municípios cearenses, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar condições de armazenamento mais viáveis. O imunizante agora pode ser conservado em temperatura controlada entre 2 °C e 8 °C por até 31 dias. Com isso, as cidades poderão usufruir do imunobiológico em mais pessoas, por mais dias. As próximas doses da Pfizer/BioNTech que aterrissarem no Estado já irão entregar o novo esquema.

A Pfizer pediu flexibilização nas regras de armazenamento junto à Anvisa no último dia 21. Antes da decisão de hoje do órgão federal, o imunizante só podia ser mantido por até cinco dias após o descongelamento. Esta vacina apresenta uma das maiores eficácias contra a Covid-19 e começou a ser aplicada no País em 4 de maio último. 24.570 doses chegaram ao Ceará nessa quarta-feira, 26.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | O que se sabe sobre a vacina da Pfizer

Além deste, outros dois imunizantes são utilizados atualmente no País e no Estado: CoronaVac/Butantan e Oxford/AstraZeneca. Eles também irão auxiliar na Fase 4 do Programa Nacional de Imunização (PNI), que começa no Ceará neste sábado, 29, contemplando trabalhadores da Educação do sistema público e privado. Mesmo com o avanço no PNI, o público das fases anteriores continua sendo agendado e vacinado de forma simultânea.

Para os profissionais da Educação, está prevista ordem de prioridade tendo em vista os níveis de ensino. Amanhã, estão previstos 300 profissionais da educação básica que moram na Capital cearense, “começando pelos da educação básica e priorizando os que possuem maior idade”, de acordo com o prefeito José Sarto (PDT). A meta do governo estadual é vacinar todos os profissionais da educação do Ceará até o mês de julho.

Também em julho, deve começar a imunização da população cearense geral, entre 18 e 59 anos. O Ministério da Saúde liberou a aplicação neste grupo hoje mais cedo. Cada região do País deve avaliar sua situação para aplicar vacina na população geral, orientou a pasta. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) optou por avançar nesse sentido somente a partir de julho.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina contra covid-19 pfizer pfizer distribuição todo ceará pfizer condições armazenamento

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar