Município do Ceará tem mais de um caso de Covid-19 em criança confirmado por dia este mês

O município da Região de Saúde de Sobral vem observando um aumento exponencial no número de crianças de até 14 anos infectadas pelo novo coronavírus. Duas em estado grave foram transferidas para Sobral

Desde o início de maio até o último domingo, 23, 30 crianças de até 14 anos testaram positivo para Covid-19 em Varjota, município a 236 km de Fortaleza. A informação é da secretária da Saúde de Varjota, Patricia Ximenes, que informa que mais cinco realizaram teste nessa segunda-feira, 24, e aguardam resultado. O número de confirmações é superior às 27 que aparecem na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A média até aqui, por qualquer dos indicadores, é superior a um diagnóstico positivo por dia.

Situada na Região de Saúde de Sobral, a cidade precisou transferir duas crianças para o Hospital Regional Norte. Uma das pacientes tem cinco anos e a outra dois, ambas com quadro grave da doença. Conforme a Secretaria da Saúde de Varjota, o aumento pode estar relacionado à variante P1 do novo coronavírus e a transmissões dentro de casa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O aumento do número de casos confirmados em crianças vem acontecendo de forma acentuada desde o início do ano. Em janeiro, apenas uma criança foi diagnosticada com a doença. Em fevereiro, oito; em março, 17; e em abril, 20.

"Está havendo uma transmissão intradomiciliar muito grande. Os adultos estão adoecendo e se isolando em casa, mas não se isolam das demais pessoas da casa. Todo um cuidado que foi tomado na primeira onda, como ficar isolado em um cômodo e comer em utensílios e horários diferentes, não tem mais", analisa a secretária da Saúde de Varjota, Patricia Ximenes. "Além disso, estamos ladeados por municípios que já tem confirmação da variante P1 e ela é mais transmissível, isso também influencia." 
Patricia aponta que até domingo passado, 30 casos em crianças haviam sido confirmados e nessa segunda-feira, 24, mais cinco realizaram teste para a Covid-19. "A maioria das crianças infectadas estão estáveis e estamos fazendo o monitoramento domiciliar. Mas a gente tem observado nessa última semana um aumento significativo dos casos positivos e consequentemente acaba tendo alguns casos graves", explica. Ela cita ainda que muitas "festinhas de aniversário" tem acontecido na cidade e enfatiza que elas devem ser evitadas.
Segundo a gestora, o Município está rastreando se as crianças diagnosticadas estavam indo a aulas presenciais.  "Pode ser um reflexo. Estamos fazendo um levantamento para definir se o retorno às aulas na rede privada também influenciou, mas é algo que não comprovamos até agora." No Município, quatro escolas particulares estão com atividades presenciais e a Prefeitura tem realizado reuniões enfatizando os protocolos e recomendando que seja revista o número de alunos por sala de aula.

Covid-19 em Varjota

No total, o Município tem 1.986 casos confirmados de Covid-19 e 24 pessoas morreram em decorrência de complicações da doença desde o início da pandemia. Em cinco meses de 2021, foram registrados 719 casos e 5 óbitos. A cidade tem atualmente 32 casos em investigação. Os dados são da plataforma IntegraSUS atualizados às 12h59min do dia 24 de maio.
Varjota tem população estimada em 18.471 habitantes, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

covid-19 crinças casos confirmados covid varjota ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar