Juazeiro do Norte não adota lockdown, mas reforça fiscalização, diz prefeito

Prefeito da cidade, Glêdson Bezerra (Podemos), disse que aguarda posicionamento das autoridades sanitárias do município para avaliar novas ações. Recomendações da administração estadual

O município de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, não vai decretar lockdown por enquanto. O prefeito da cidade, Glêdson Bezerra (Podemos), disse que aguarda posicionamento das autoridades sanitárias do município para avaliar novas ações de combate à Covid-19. Decreto estadual publicado no sábado, 22, recomendou adoção de isolamento social rígido para cidades da região.

“Posso afirmar que independentemente da adoção do lockdown ou não, vamos intensificar fiscalizações e intensificar o trabalho no sentido de fazer cumprir aquilo que já está posto pelo Governo do Estado”, afirma o prefeito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No Cariri, as cidades de Barbalha, Farias Brito, Mauriti, Granjeiro e Deputado Irapuan Pinheiro endureceram as restrições por causa da pandemia. “Por enquanto, não vamos decretar lockdown porque estamos no aguardo do posicionamento das autoridades de vigilância em saúde do município”, informa Glêdson.

O prefeito pontua que os dados epidemiológicos ainda são preocupantes, mas há tendência de queda. De acordo com a plataforma IntegraSUS, em Juazeiro do Norte a incidência de casos de Covid-19 por dia é de 162 para cada 100 mil habitantes. O nível de risco demarcado é “alto”, mas os dados referentes às duas últimas semanas epidemiológicas mostram tendência decrescente.

Enquanto isso, a taxa de letalidade na cidade é de 3,7%, com risco “altíssimo”, e também propensão decrescente. O percentual de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados está em 93,8%. A média de internações por causa respiratória é de 11,2 e também apresenta tendência de queda.

Juazeiro do Norte é a terceira cidade mais populosa do Estado, atrás de Fortaleza e Caucaia, com mais de 249 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município contabiliza 23.899 casos confirmados de Covid-19, 465 óbitos pela doença e 21.676 recuperados, conforme dados da plataforma IntegraSUS, atualizados às 17h40min deste domingo, 23.

O Governo do Estado recomendou em decreto publicado no sábado, 22, a adoção de lockdown aos municípios das Regiões de Saúde do Cariri “em face de seus dados epidemiológicos mais elevados” a fim de reduzir a pressão sobre o sistema de saúde. A taxa de positividade nos exames da região é de 58% ao passo que a média estadual está em 35%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

juazeiro do norte locdown ceará pandemia covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar