Enquanto Fortaleza e Sobral flexibilizam, Cariri precisa passar por medidas mais rígidas

Secretaria da Saúde informa alta taxa de positividade de exames para detecção do vírus

Com o acúmulo de 2.313 óbitos desde o início da pandemia em 2020, a Região do Cariri precisará atravessar um período de medidas ainda mais restritivas. Em momento de reabertura das atividades econômicas em Fortaleza e Sobral, ainda não se pode falar em “avanços na flexibilização” na região onde nasceu Padre Cícero.

Na manhã deste sábado, 22, o governador Camilo Santana realizou uma transmissão ao vivo ao lado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, para anunciar a extensão do decreto estadual de combate à Covid-19. A prorrogação é válida por mais uma semana, mas com fases diferentes pelo Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nas macrorregiões da Grande Fortaleza e Região Norte/Sobral, continuam mantidas as regras do último decreto, baixado em 14 de maio. Nele, está autorizado o funcionamento de comércios de rua, restaurantes e shoppings em horário ampliado e com capacidade de até 50%.

Atividades físicas em clubes e academias, aulas práticas no ensino superior e atividades extracurriculares das escolas também estão permitidas. Lembrando que o toque de recolher continua valendo das 22 horas às 5 horas em todo o Estado.

Para as outras regiões do Ceará, no entanto, nada disso. Cariri, Sertão Central e Vale do Jaguaribe/Litoral Leste seguem com maiores restrições de dias e horários de funcionamento. De acordo com Camilo Santana, isso ocorre “por questão de cautela”.

Segundo o governador, Sertão Central e Vale do Jaguaribe/Litoral Leste apresentaram contenção do vírus. Ainda assim, ele disse que vai aguardar esta semana para avaliar se há redução real.

“Já (para) o Cariri vamos recomendar medidas mais restritivas, pois é onde mais nos preocupa no momento. Lá aumentou o número de casos e, consequentemente, a demanda assistencial, com a necessidade de mais leitos de UTI e enfermaria Covid”, explicou, sem mencionar quais serão tais recomendações.

Ao lado do governador, Dr. Cabeto apontou que a taxa de positividade na região está em 58% em exames para a detecção do novo coronavírus. A média do Estado é de 35%.Dados do Ceará

Os números de casos confirmados de Covid-19 agora são 768.094, conforme apresenta a plataforma IntegraSus. São 19 infecções a mais nas últimas 24 horas no Estado, que já contabiliza 19.811 óbitos desde o início da pandemia, com taxa de letalidade em 2,6. Nenhuma morte em decorrência do vírus foi assinalada.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

covid-19 cariri camilo santana dr cabeto secretaria da saúde casos de covid-19 óbitos por covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar