PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Atletas que vão disputar as Olimpíadas de Tóquio são vacinados contra Covid-19 em Fortaleza

Ceará é um dos estados com a maior concentração de desportista e membros da delegação brasileira

Mirla Nobre
15:42 | 17/05/2021
Atletas que vão representar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio são vacinados em Fortaleza (Foto: Reprodução/Instagram/Sarto)
Atletas que vão representar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio são vacinados em Fortaleza (Foto: Reprodução/Instagram/Sarto)

26 atletas que vão disputar as Olimpíadas de Tóquio, em julho deste ano, foram vacinados contra a Covid-19, em Fortaleza. A imunização ocorreu no início da manhã desta segunda-feira, 17, no Centro de Eventos, no bairro Edson Queiroz. Além dos atletas, membros da delegação brasileira que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos também vão receber as doses da vacina contra o novo coronavírus.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), comemorou a imunização das desportistas nesta segunda, 17. Em publicação nas redes sociais, o gestor destacou a vacinação das jogadoras de vôlei de praia Ana Patrícia Ramos e Rebecca Cavalcante. “Gente, estamos vacinando hoje, no Centro de Eventos, 26 atletas que vão representar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio neste ano. As jogadoras de vôlei de praia, Ana Patrícia e Rebecca, já tomaram as doses delas!”, comentou Sarto.


A imunização para esse grupo ocorre por meio da vacina da Pfizer/BioNTech. Os imunizantes foram doados pela farmacêutica e não foram retirados das remessas que são enviadas às unidades federativas, no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 para os grupos prioritários. Como são doses extras direcionadas para os atletas, o esquema vacinal que segue em andamento no Ceará não deverá ser comprometido.

LEIA MAIS | Atletas farão testes diários de Covid-19 durante Jogos Olímpicos

O Ceará é o único estado do nordeste a vacinar atletas e delegação brasileira que vão para as Olimpíadas de Tóquio. Além dele, outros cinco estados também imunizarão os desportistas. Ao todo, 1.266 pessoas receberão a vacina da Pfizer, de 12 de maio a 21 de junho. O período contemplará a aplicação das duas doses do imunizante, que deve ter intervalo de 21 dias entre primeira e segunda doses. No Ceará, a vacinação é realizada pela Secretaria da Saúde do Município (SMS) e pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), além do Comando da 10ª Região Militar.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Sesa, Ricristhi Gonçalves, o Ceará é um dos estados com a maior concentração de atletas e membros da delegação brasileira e, por isso, foi convidado a participar dessa operacionalização. “Temos muito orgulho em contribuir na vacinação dos representantes do Estado e do Brasil para que haja, assim, mais segurança nas Olimpíadas”, disse.

LEIA MAIS | Organização cogita Olimpíada de Tóquio sem presença de público

Confira a vacinação dos atletas por estados:


- Ceará:
26

- Rio Grande do Sul: 52

- Rio de Janeiro: 448

- São Paulo: 649

- Distrito Federal: 40

- Minas Gerais: 51

Total: 1.266 pessoas