Ceará recebe mais de 25 mil doses de CoronaVac neste sábado

Vacinas serão utilizadas para aplicação de segundas doses (D2) atrasadas, segundo o governador. Justiça Federal que determinou envio das doses, após ação movida pelo governo, em parceria com MPE, MPF, MPT e Defensoria

Atualizada às 12h30min

O governador Camilo Santana anunciou, na manhã deste sábado, 15, que chegaram ao Estado as 25.020 doses de CoronaVac conquistadas na Justiça. Estado ganhou o direito de receber o lote da União, na última quarta-feira, 12, para dar continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo ele, as vacinas serão utilizadas para concluir a aplicação em atraso da segunda dose (D2). Na noite dessa sexta-feira, 14, em anúncio do novo decreto estadual de isolamento social, o governador mostrou preocupação quanto à perspectiva de chegada de novos lotes da CoronaVac ao Ceará. Isso porque há falta de insumos para a produção das vacinas. "Nós, os governadores e a embaixada do Brasil, estamos em tratativa com a China para que eles possam liberar o embarque do IFA para o Brasil", informou ontem. 

LEIA MAIS | Fortaleza recebe mais de 42 mil doses de Coronavac e faz mutirão neste domingo

Em Caucaia, vacinação contra Covid ocorre sem agendamento neste fim de semana

Na manhã de sexta-feira, foram recebidas outras 41.600 doses da CoronaVac. O lote deste sábado é resultado de ação movida pelo governo, em parceria com Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública.

 

Distribuição das doses de CoronaVac

Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que a distribuição das doses de CoronaVac aos municípios será realizada seguindo a recomendação do Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho. 

Conforme orientação dos órgãos de controle, o repasse imediato será destinado somente aos municípios que utilizarão o imunizante como segunda dose. Os critérios, aponta a Sesa, são:

1. Estar com os intervalos de aplicação da segunda dose vencidos ou a se vencer nas próximas 72 horas;

2. Apresentar o número exato de pessoas com vacinas atrasadas, ordenadas pelos dias de atraso;

3. Ter a declaração assinada pelos Secretários de Saúde dos Municípios, sob pena de responsabilização criminal em caso de informação falsa, nos termos do art. 299 do Código Penal de Lei de Improbidade Administrativa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CORONAVAC AÇÃO NA JUSTIÇA VACINAÇÃO CONTRA COVID NOVO LOTE

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar