CoronaVac será exclusiva para D2; vacinação de grávidas e puérperas está paralisada no Interior

Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) seguirá recomendação de ministérios sobre usar CoronaVac exclusivamente para aplicação de segunda dose. Com isso, a vacinação de grávidas e puérperas ficará paralisada no interior do Estado

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou na noite desta quinta-feira, 13, que distribuirá as vacinas CoronaVac exclusivamente para aplicação de segunda dose (D2), conforme recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Com isso, a vacinação de grávidas e puérperas ficará paralisada no Interior do Estado. Além da recomendação dos ministérios quanto à CoronaVac, a aplicação de AstraZeneca está temporariamente suspensa enquanto a morte de uma gestante é investigada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As doses Pfizer são destinadas apenas à Capital.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Tendo em vista que a terceira fase de imunização na região cearense começou ainda neste mês de maio, grávidas e puérperas do Interior não têm intervalo suficiente para necessitar de D2. Aquelas que não receberam D1 ainda precisarão aguardar mais.

70 mil doses da CoronaVac devem chegar ao Ceará ainda nesta quinta-feira. 26.150 destas serão enviadas a 19 municípios que precisam completar a imunização em idosos. Estas cidades já haviam notificado a Sesa, por meio de ofício, quanto à falta da dose de reforço do imunobiológico.

O pedido dos ministérios foi expedido ainda na tarde de hoje e prevê a garantia da aplicação de reforço no prazo adequado àqueles que tomaram a primeira dose do imunizante. A Sesa já havia enviado memorando, em 20 de março último, aos municípios cearenses orientando a não utilização dos estoques de D2 da CoronaVac como D1.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

doses coronavac segunda aplicação coronavac exclusiva segunda dose vacinação grávidas puérperas paralisada vacina contra covid-19 vacinação contra covid-19 imunização contra covid-19 ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar