13 de maio: Santuário de Fátima terá programação especial com 10 missas presenciais

Durante a última missa do dia, às 18h30, haverá a coroação da Nossa Senhora de Fátima, um momento emblemático para os fieis

13 de maio. A data dá nome à avenida onde fica a Paróquia e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. E marca também a tradição dos fieis de sempre comparecerem à igreja, para homenagear a Santa. Seguindo os protocolos de segurança para evitar a disseminação da Covid-19, o Santuário retoma nesta quinta-feira, 13, uma pouco daquela prática em programação especial de dez missas, com capacidade de 210 pessoas por vez.

Interrompidas desde o início de março deste ano, devido ao lockdown contra a Covid-19, as celebrações presenciais da Igreja Católica em Fortaleza e outros 30 municípios retornaram no fim de abril, mas depois do dia 13. O POVO acompanhou fieis que foram ao local orar ou agradecer, honrando a tradição de celebrar todos os dias 13. Em maio, o momento é ainda mais especial, porque a data celebra os 103 anos do aparecimento da santa durante o ano de 1917 na localidade de Fátima, em Portugal, como acredita a fé Católica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS| Santuário de Fátima tem primeiro dia 13 do ano movimentado

"O dia de amanhã é diferente de todos os dias, porque nós lembramos todo o início das aparições de Fátima. Desde 1917, nós caminhamos nesse processo. Nós celebramos com alegria", ressalta Padre Ivan, pároco de Nossa Senhora de Fátima. Segundo ele, a expetativa é grande, mesmo com a redução do número de pessoas, porque outros dias 13 não puderam ser celebrados no local, apenas virtualmente.

O padre explica que as missas serão realizadas dentro da igreja por medida de segurança, para evitar aglomerações. Em anos anteriores, as missas ocorriam também no pátio externo, e milhares de pessoas lotavam também os arredores da igreja, em procissões.

LEIA MAIS | Fieis e comerciantes marcados pela falta das celebrações do dia 13 no Santuário de Fátima

O decreto do Governo do Estado, que autoriza 25% da capacidade dos fiéis em cultos presenciais, será seguido pela Paróquia que tem capacidade de receber mais 800 pessoas, contando com os espaço interno e o pátio externo. A entrada é por ordem de chegada, e os fies não poderão acompanhar pelo lado de fora para evitar aglomerações. Será disponibilizado álcool em gel, haverá espaçamento entre os assentos, além de ser obrigatório o uso da máscara

O decreto atual permite que as celebrações aconteçam das 5h às 20 horas, levando em conta o toque de recolher e "todas as recomendações das medidas sanitárias de funcionamento em tempos de calamidade pública", como afirma o comunicado da Arquidiocese de Fortaleza. Por isso, a última missa será às 18h30min, quando normalmente seria realizada às 20 horas. A coração de Nossa Senhora de Fátima finaliza a programação. "Era um grande momento no patamar da igreja com 150 mil pessoas, o encerramento. Amanhã, será de uma forma mais simples, mais suave por conta da pandemia", pontuou padre Ivan.

Confira os horários das missas de amanhã, 13 de maio:

Paróquia e Santuário de Nossa Senhora de Fátima

5h; 6h; 7h30min; 9h; 10h30; 12h; 14h; 15h30; 17h e 18h30min.

Veja como era celebrado o dia de Nossa Senhora de Fátima em Fortaleza:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

13 de maio missas fortaleza santuário de fatima horário das missas funcionamento vai ter missa no 13 de maio nossa senhora de fátima

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar