Centro de Eventos registra filas longas durante vacinação de gestantes e pessoas com comorbidades

SMS informou que lotação ocorre porque contemplados estão chegando mais cedo do que o horário agendado, mas que técnicos organizaram os grupos prioritários em filas dentro do equipamento

O Centro de Eventos, em Fortaleza, registrou longas filas na tarde desta segunda-feira, 10, durante o processo de vacinação contra a Covid-19, que passou a contemplar pessoas com comorbidades e gestantes. De acordo com relatos e imagens encaminhados por quem estava no local ao O POVO, o atendimento demorou e incitou aglomerações. A Secretaria de Saúde Municipal (SMS) afirmou que a lotação ocorre porque os indivíduos contemplados estão indo ao local mais cedo do que o horário agendado.

O POVO esteve no local por volta das 15 horas e conversou com pessoas que esperaram mais de 3 horas para conseguir a imunização. A longa espera foi agravada pelo sol forte. Alguns se protegiam com guarda-chuvas mas a maioria estava exposta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O historiador João Paulo é uma das pessoas que estiveram na fila de espera. Ele acompanhava a esposa, grávida de 33 semanas e que havia sido agendada para receber a primeira dose (D1) nesta tarde. Conforme relatou, a gestante chegou a ser atendida com pouco mais de duas horas de espera, período no qual eles ficaram expostos ao sol.

 LEIA MAIS | Com apenas 35% de crianças vacinadas, campanha contra gripe inicia segunda fase 

"O mais grave é que são gestantes, pessoas operadas e com comorbidades. Não tinha muitas informações e ninguém para organizar. Acho que eles agendaram todos para o dia de hoje", afirmou Paulo, destacando ainda que "sentiu medo de ser contaminado" devido à aglomeração de pessoas que se formou ao redor dele e da esposa.

Alexandre Frota, 52, chegou poucos minutos antes das 13 horas, horário marcado para a aplicação do imunizante. "Precisa ter muita informação para o povo. O decreto estadual diz que não pode haver aglomeração. A primeira coisa que o Estado deveria proporcionar era condições para que isso não ocorresse. Garantir o distanciamento de todo mundo", relatou o engenheiro civil, que é cardiopata e hipertenso. "Tá todo mundo mundo feliz que vai receber vacina mas só falta organização", acrescentou.

Duas horas após chegar ao local, Rosilene Alves, 52, ainda esperava na fila para entrar no saguão. "Não tem nem onde comprar água aqui. Quando eu cheguei, tinha gente que veio de manhã ainda", relata a dona de casa, que tem hipertensão e diabetes. 

Segundo relatos de quem aguardava na fila, muitas pessoas foram fora do horário marcado. Várias pessoas agendadas para esta segunda-feira já tinham se encaminhado para a vacinação anteriormente, mas não portavam os documentos adequados para a comprovação da comorbidade.

Procurada pelo O POVO, a SMS informou que a lotação ocorre por que as pessoas estão chegando ao local de vacinação "muito mais cedo" do que o horário agendado. De acordo com o órgão, os técnicos do local já retiraram as pessoas que estavam do lado de fora, no sol, e as colocaram em filas organizadas dentro do espaço. "Todas estão sendo acolhidas", afirmou pasta. 

"Para manter a organização e a segurança de todos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esquematiza os agendamentos distribuindo em blocos de hora ao longo do dia, em vários centros de vacinação, para descentralizar o atendimento. Por isso, a SMS reforça a importância de que as pessoas compareçam ao seu local de vacinação apenas no seu horário agendado e levando somente um acompanhante", frisou o órgão.

O Centro de Eventos informou que funciona apenas como local de vacinação desde o dia 25 de janeiro. Nota enviada pela assessoria do equipamento explica que a responsabilidade com relação a logística, agendamento, organização operacional é da Secretaria Municipal de Saúde. "Não há qualquer responsabilidade da administração do Centro de Eventos no número de pessoas agendadas para a vacinação neste local", esclarece. 

Confira imagens:

Clique na imagem para abrir a galeria

 

Fila de carros

O POVO esteve no local, durante a tarde, e o equipamento continuava com lotação, inclusive de carros. O estacionamento em frente aos portões utilizados para o acolhimento do público no Centro de Eventos estava lotado. Veículos também estavam estacionados nos acessos próximos à entrada de vacinação.

 Com informações da repórter Ana Rute Ramires

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação covid fortaleza centro de eventos fortaleza vacinação comorbidade covid-19 fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar