Com apenas 35% de crianças vacinadas, campanha contra gripe inicia segunda fase

Gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde também estão na fase que termina hoje. Amanhã começa a segunda fase, com foco em idosos a partir de 60 anos e professores

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina nesta segunda-feira, 10. No Ceará, crianças seis meses a menos de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, além de indígenas de até 18 anos, estão abrangidos nessa etapa. Até a última sexta-feira, 7, 341.988 cearenses receberam a dose que ajuda a combater três cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e o vírus  B). Assim, o Estado vacinou apenas 31,6% das pessoas previstas para essa fase; e apenas 34,9% das crianças. Amanhã tem início a segunda fase, com foco em idosos a partir de 60 anos e professores.

"A importância da vacinação contra a influenza já está historicamente documentada. Ela reduz internações, complicações e óbitos por causas respiratórias", explica Roberto Wagner Júnior, orientador da Célula de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). "A gente entende a situação sanitária, mas os benefícios são muito grandes e sem sombra de dúvida é preciso ampliar essa cobertura vacinal."

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Roberto ainda explica que, mesmo com o fim da 1ª fase, o público estabelecido para ela ainda pode buscar os serviços de saúde para receber as vacinas. "As fases são uma forma de organização e nesse momento de pandemia é importante buscar segui-las, para evitar aglomerações", enfatiza.

Veja a proporção de pessoas vacinadas contra a gripe na 1ª fase, até o dia 7 de maio:

Crianças: 34,9%

Gestantes: 28,7%

Puérperas: 30,7%

Indígenas (de seis meses a 18 anos): 61,4%

Trabalhadores da saúde: 18,9%

 

O Estado tem como público-alvo 3.298.516 pessoas em todo o Estado e a meta é alcançar 90% de cobertura vacinal. "Temos um histórico positivo de vacinação contra a influenza, mas realmente estamos aquém do que gostaríamos esse ano. Por isso, é importante construir estratégias com os municípios, promover um Dia D, por exemplo", finaliza Roberto.

Como se vacinar 

 

Para receber a dose, basta se dirigir a um posto de saúde do seu município. No caso de crianças, é necessário levar o cartão de vacinação. Para gestantes e puérperas, é exigido documento de identificação e cartão da gestante, a certidão de nascimento ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Já os profissionais de saúde que atuam em hospitais estão sendo vacinados nos seus locais de trabalho. Os profissionais que trabalham em clínicas particulares, laboratórios e autônomos poderão se vacinar nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). Para ter direito à vacina, devem apresentar um documento de identidade com foto e também um documento de comprovação do trabalho, como a carteira de trabalho, uma declaração de vínculo, o contracheque ou a carteira do conselho da categoria.

Etapas da imunização contra a gripe

 

2ª fase | de 11 de maio a 8 de junho: idosos a partir de 60 anos e professores

3ª fase | de 9 de junho a 9 de julho: pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas

 

Campanhas simultâneas

 

Neste ano, a vacinação contra a gripe ocorre paralelamente à vacinação contra a Covid-19. Por isso, é necessária uma maior atenção da população. É importante respeitar o intervalo de 14 dias entre as duas imunizações.

É recomendado dar prioridade à vacina contra a Covid-19, caso esteja agendado, e após duas semanas buscar um posto de saúde para a vacina contra a gripe.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina gripe crianças campanha vacina h1n1 ceara campanha vacina gripe

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar