89% das UTIs ocupadas e 62,5% de positividade de exames: o que colocou o comitê em alerta

Aumento do número de resultados positivos com relação ao total de exames realizados indica maior circulação do vírus no Ceará. Comitê quer evitar "microssurtos"

Após quatro semanas de flexibilização das medidas econômicas e sociais de enfrentamento à Covid-19, a progressão foi interrompida por indicação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus. Apesar da redução no número de novos casos e óbitos da doença, a ocupação de 89% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e a taxa de 62,5% de positividade (exames realizados que testam positivo para o vírus) preocupam.

Conforme o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, explicou durante anúncio de manutenção das medidas vigentes, o cenário atual ainda não é de controle e “pequenos surtos podem causar uma nova onda”, principalmente considerando o Dia das Mães. “O histórico mostra que em feriados anteriores, com mais confraternizações, houve o registro posterior de microssurtos”, explicou o governador Camilo Santana (PT).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

| LEIA TAMBÉM |
>> Veja o que pode abrir no primeiro fim de semana sem lockdown no Ceará
>> Veja a íntegra do novo decreto de isolamento no Ceará que vale a partir de segunda, 10
>> Covid-19: Sertão Central e Litoral Leste apresentam situação preocupante, aponta Cabeto

Considerando os leitos de UTI adulto, a situação é mais crítica, subindo para 93,48%. No caso de UTIs gestantes, a taxa é de 55,56%. Do total ofertado, 69,05% das unidades para crianças e 10,34% dos leitos para recém nascidos estão preenchidos no Estado. No caso dos leitos de enfermaria, a ocupação é de 69,25%.

No Ceará, 421 pacientes com Covid-19 aguardam na fila por leitos de internação, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Sesa, atualizada neste sábado, 8, às 13h12min. Do total, 270 esperam por uma UTI e 151 por enfermaria. A taxa de positividade de testes RT-PCR apresentou aumento significativo na Semana Epidemiológica 17 (25 de abril a 1º de maio), o que indica aumento da circulação do coronavírus no Estado.

Outro dado apontando com cautela é a razão de transmissão do vírus (Rt) do vírus. Duas regiões inspiram maior preocupação por apresentarem índice acima de 1, o que reflete avanço da transmissão do patógeno. 

O Estado ficou em lockdown entre 13 de março e 12 de abril, quando passou a flexibilizar atividades, determinando horário de funcionamento para setores econômicos e limitando capacidade de ocupação. A medida, contudo, só valia durante a semana, ficando sábado e domingo ainda sob isolamento rígido. Na sexta-feira, 30, o grupo decidiu pelo início da reabertura da economia aos fins de semana, começando neste, quando se comemora o Dia das Mães.

 

Veja situação nas Regiões de Saúde 

 

Região de Saúde de Fortaleza

Ocupação de leitos de UTI: 85,81%
Positividade dos exames: 69,45%
Razão de transmissão do vírus: 0.88

Região de Saúde de Sobral

Ocupação de leitos de UTI: 93,85%
Positividade dos exames: 63,98%
Razão de transmissão do vírus: 0.99

Região de Saúde do Sertão Central

Ocupação de leitos de UTI: 98,48%
Positividade dos exames: 60,82%
Razão de transmissão do vírus: 1.20

Região de Saúde do Litoral Leste/Jaguaribe

Ocupação de leitos de UTI: 95% (última atualização até sexta-feira, 7)
Positividade dos exames: 59,34%
Razão de transmissão do vírus: 1.06

Região de Saúde do Cariri

Ocupação de leitos de UTI: 94,2%
Positividade dos exames: 60,82%
Razão de transmissão do vírus: 0.99

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

novo decreto ceará decreto camilo santana covid-19 ceará utis ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar