Covid-19: Sertão Central e Litoral Leste apresentam situação preocupante, aponta Cabeto

A principal preocupação do gestor é em relação à taxa de transmissibilidade, que segue acima de 1 em ambas regiões, o que significa que a doença continua avançando. Anúncio desta semana prorrogou o decreto de isolamento no Estado, mas sem avançar na reabertura

Atualizada às 21h04min

As regiões do Sertão Central e do Litoral Leste/Jaguaribe apresentam situações epidemiológicas mais preocupantes em relação à Covid-19 no Ceará, conforme explicou o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, em live nesta sexta-feira, 7. As duas áreas seguem com taxa de transmissibilidade (Rt) acima de 1, o que significa que a doença continua avançando. “Merece todo cuidado dos gestores públicos e da sociedade”, ponderou Cabeto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os municípios de Quixadá, Canindé, Quixeramobim e a região de Tauá foram destacados pelo gestor na análise epidemiológica como mais alarmantes dentro do Sertão Central. Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da região registram ocupação de 98,5%, de acordo com dados do IntegraSUS, plataforma da Secretaria de Saúde do Ceará, desta sexta-feira. São 65 UTIs ocupadas das 66 disponíveis. Em relação às enfermarias, a taxa é de 69,1%. Nesta sexta-feira, foram implantados mais 44 leitos de enfermaria em Quixeramobim.

A pressão hospitalar no Litoral Leste/Jaguaribe também é preocupante, com um menor número de leitos de UTI disponíveis para atendimento da população — de 20 ativos, 19 estão ocupados. Durante a transmissão dessa noite, Camilo anunciou que deve abrir novos leitos de UTI em Aracati, mas não especificou a quantidade, nem uma previsão para abertura. Em relação às enfermarias, a região tem uma situação um menos crítica, com disponibilidade de mais de 50% dos leitos.

Todos os municípios de ambas regiões seguem em alerta “altíssimo” para a transmissão da Covid-19, de acordo com classificação definida pela Sesa. Entre os critérios, a pasta considera para a análise o número de a incidência de casos de Covid-19 por dia, a taxa de letalidade da doença e o percentual de leitos de UTI ocupados. No total, 182 dos 184 municípios cearenses seguem nessa categorização.

Total de 1.890 pessoas morreram no Sertão Central e no Litoral Leste/Jaguaribe em decorrência da Covid-19 até esta sexta-feira, conforme dados do IntegraSUS. Além disso, foram confirmados 93,3 mil casos e 9,4 mil seguem em investigação. Nenhuma morte foi registrada nas últimas 24 horas em ambas regiões.

Na noite desta sexta-feira, o governador Camilo Santana (PT) anunciou a prorrogação do decreto de isolamento social no Ceará com as mesmas regras anteriores. As restrições seguirão as mesmas que as atuais pelos próximos sete dias. A principal razão para essa decisão, e não a continuação da reabertura, foi o aumento da porcentagem de positividade de exames RT-PCR, considerados os mais confiáveis para a detectar a doença.

Veja a análise para situação de cada região do Estado:

Macrorregião de Fortaleza

Tendência de redução da taxa de transmissão, com números considerados “seguros” pela Sesa. Ainda há uma razão de positividade de exames ainda muito elevada.

Ocupação de UTIs: 84,58%

Ocupação de enfermarias: 74,22%

Macrorregião do Cariri

Tendência de redução da taxa de transmissão. Há aumento da demanda do número de leitos e alta taxa de positividade.

Ocupação de UTIs: 94,2%

Ocupação de enfermarias: 65,24%

Macrorregião de Sobral

Houve um aumento da taxa de transmissão, o que deve levar a um acompanhamento mais próximo da situação epidemiológica da região pela Sesa.

Ocupação de UTIs: 95,69%

Ocupação de enfermarias: 71,62%

Macrorregião do Sertão Central

Apresenta razão de transmissão acima de 1, o que indica que a doença segue se espalhando.

Ocupação de UTIs: 98,48%

Ocupação de enfermarias: 69,1%

Macrorregião do Litoral Leste/Jaguaribe

Apresenta razão de transmissão acima de 1, o que indica que a doença segue se espalhando.

Ocupação de UTIs: 95%

Ocupação de enfermarias: 43,95%

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

SERTÃO CENTRAL LITORAL LESTE/JAGUARIBE ETO CEARÁ NOVO DECRETO CEARÁ HOJE DECRETO CAMILO SANTANA DECRETO DO GOVERNADOR

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar