Mortes por Covid-19 reduzem em 99% para vacinados a partir de 75 anos, indica estudo

Os dados, coletados entre janeiro e abril de 2021, buscam ainda identificar possíveis falhas vacinais, assim como monitorar a eficácia da vacina e os eventos adversos pós-vacinação

Os óbitos em decorrência da Covid-19 tiveram uma redução de 99% após a aplicação de uma das doses da vacina em idosos cearenses a partir de 75 anos. A informação foi divulgada por Magda Almeida, secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretária de Saúde (Sesa) do Ceará. Os dados, coletados entre janeiro e abril de 2021, são de um estudo ainda não publicado em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

A intenção dos pesquisadores é identificar possíveis falhas vacinais, assim como monitorar a eficácia e os eventos adversos pós-vacinação. De acordo com o estudo, as maiores proporções de proteção, em relação à hospitalização, foram observadas após duas doses da vacina CoronaVac, com índice de 52, 07%. Com apenas uma dose, o número ainda é significativo, de 27,2%. Não foi divulgado quantos idosos participaram do estudo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda que a CoronaVac tenha apresentado uma eficácia maior em comparação à Oxford/Astrazeneca, o imunizante produzido pela Fiocruz também apresentou índice de segurança satisfatório, atingindo quase 100% para os idosos acima de 90 anos. Por meio de sua assessoria, a Sesa enfatizou que uma única dose de vacina protegeu 27 vezes mais a população analisada contra internação, comparado àqueles que não se imunizaram.

Mesmo com os resultados positivos da pesquisa, Magda Almeida ressaltou que os cuidados com a prevenção devem seguir, especialmente com a proximidade do Dia das Mães. “Esse estudo não quer dizer que as pessoas não possam se contaminar. É muito importante lembrar que as contaminações ainda podem acontecer e os cuidados devem ser mantidos, como o uso de máscara e a higienização das mãos, além do distanciamento”, orienta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação ceará coronavírus estudo preliminar vacinação ceará pesquisa coronavírus ceará vacinados ceará coronavírus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar