45 municípios do Ceará estão sem segunda dose da vacina CoronaVac

A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) nesta quinta-feira, 6.

No Ceará, 45 municípios estão sem a segunda dose (D2) da vacina CoronaVac. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) nesta quinta-feira, 6. Fortaleza, Sobral, Quixadá, Horizonte, Canindé e Crato são algumas cidades da lista.

Na Capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou na última semana que 38.872 pessoas estavam com a D2 da CoronaVac em atraso. O problema ocorreu após orientação do Ministério da Saúde, em 21 de março, para aplicação como primeira dose de todas as vacinas enviadas, inclusive aquelas destinadas como D2. No domingo, Fortaleza recebeu mais de 4 mil doses e está aplicando a remessa seguindo critérios de prioridade: maior intervalo de tempo desde a primeira dose e mais idade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Sayonara Moura, disse que está sendo elaborada uma resolução para garantir as segundas doses aos municípios do Ceará. O documento está sendo feito pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e deve ser encaminhado ainda hoje, 6, à pasta federal da Saúde.

"Outro problema é que receberíamos a segunda dose pelas doses aplicadas [da primeira dose]. A D1 viria de acordo meta e a D2 por dose aplicada, o que o Ministério também não repassou", completa. 

Dois imunobiológicos estão sendo mais usados na campanha contra a Covid-19 no País: a Sinovac/Butantan, que deve ter a aplicação da dose 2 no intervalo de quatro semanas, e a AstraZeneca/Fiocruz, no intervalo de 12 semanas. Recentemente, o Estado recebeu vacinas da Pfizer. 

Confira a lista completa de municípios sem a segunda dose no Ceará

1.Fortaleza
2.Sobral
3.Várzea Alegre
4.Irauçuba
5.Itapiúna
6.Icó
7.Horizonte
8.Missão Velha
9.Barbalha
10.Paraipaba
11.Quixadá
12.Farias Brito
13.Assaré
14.Abaiara
15.Icapuí
16.Orós
17.Cariús
18.Moraújo
19.Cedro
20.Groaíras
21.Itatira
22.Reriutaba
23.Lavras da Mangabeira
24.Quiterianópolis
25.Jucás
26.Piquet Carneiro
27.Forquilha
28.Massape
29.Alcantaras
30.Marco
31.Caninde
32.Jardim
33.Itapiuna
34.Jucas
35.Nova Russas
36. Palmacia
37.Madalena
38.Paramoti
39.Bela Cruz
40. Nova Olinda
41. Graça
42. Tauá
43. Paramoti
44. Milhã
45. Crato

com informações do repórter Italo Cosme

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

segunda dose coronavac atrasada cidades sem coronav ceara sem coronavac

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar