Beira Mar fica lotada no que deveria ser domingo de lockdown em Fortaleza

A flexibilização de medidas sanitárias aos fins de semana começam a vigorar apenas nos dias 8 e 9 de maio. Este fim de semana ainda deveria ser de lockdown no Ceará, mas o calçadão da Beira Mar foi tomado

Este domingo, 2 de maio, é o último antes de medidas mais flexíveis nos fins de semana no Ceará. Porém, no que deveria ser o último dia deste lockdown houve intensa movimentação de pessoas na região da avenida Beira Mar, em Fortaleza. O POVO esteve no local e constatou, após o entardecer, populares passeando ou praticando atividades físicas, o que não é permitido segundo decreto ainda vigente. O lockdown no fim de semana só se encerra às 5 horas de segunda-feira.

O início da flexibilização do funcionamento de setores comerciais aos fins de semana, começa a valer com o decreto que passa a valer nesta segunda-feira, 3. As determinações para os fins de semana começam a vigorar, portanto, apenas nos dias 8 e 9 de maio. No decreto ainda válido, o Estado permanece em lockdown no sábado e domingo. Mesmo assim, o Estado vai seguir com toque de recolher, a partir de 19 horas nos fins de semanas e, de segunda à sexta, a partir de 20 horas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Decreto permite que academias abram aos fins de semana no Ceará

Mais cedo, uma aglomeração foi dispersada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) em outro ponto da orla de Fortaleza, na região da velha Ponte Metálica, na Praia de Iracema. Em imagens divulgadas no perfil Fortaleza Ordinária, é possível ver a correria de diversas pessoas na faixa de areia e na estrutura da ponte. Segundo a corporação, agentes do patrulhamento verificaram uma  aglomeração de pessoas, sem fazerem uso da máscara de proteção individual na região.

A Polícia, por nota, ressaltou que cumpriu que está estabelecido no decreto estadual, que proíbe aglomeração nas praias e nos espaços públicos. A dispersão foi feita tanto na extensão da faixa de areia, como na Ponte dos Ingleses e ninguém foi conduzido à delegacia.

No calçadão da avenida Beira Mar, havia muito movimento. A Polícia Militar também estava no local. 

Clique na imagem para abrir a galeria

Governador lamentou registros

Pela redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) lamentou as aglomerações registradas neste domingo. Segundo ele, houve descumprimento das medidas contra a Covid-19 em diversos locais. “A situação ainda é grave. Muita gente continua se contaminando e morrendo. Nossos hospitais ainda estão sob pressão”, alertou.

LEIA MAIS| Camilo Santana lamenta aglomerações neste domingo: "Situação ainda é muito grave"

“Temos buscado a retomada gradual das atividades, porque as pessoas precisam trabalhar pelo sustento mas, se não houver a colaboração de todos, os números poderão voltar a subir, e terá que haver retrocesso nessa retomada, tudo o que menos queremos”, explicou ele sobre a flexibilização. 

O governador ponderou que ainda não é o momento para "normalidade", que só será alcançada quando toda a população for vacinada. "Faço um apelo a todos os cearenses: não relaxem nos cuidados! Preservem a sua vida e a vida de quem você ama. Sei que vamos superar esse desafio. Mas só conseguiremos se cada um fizer a sua parte.”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza isolamento rigido decreto aglomeração avenida beira mar flexibilização covid-19 covid

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar