Lote com 1 milhão de doses da vacina Pfizer chega ao Brasil

A vacina pode ser aplicadada em pessoas a partir de 16 anos de idade em duas doses, com intervalo de 21 dias

O avião com carregamento de 1 milhão de doses da vacina Pfizer, fabricada pela BioNTech, pousou na noite desta quinta-feira, 29, no Aeroporto Internacional de Viracopos, na cidade de Campinas, em São Paulo. Essa é a entrega do primeiro lote de um contrato para 100 milhões de doses, feito pelo Ministério da Saúde (MS). O ministro Marcelo Queiroga acompanhou a chegada das doses de imunizantes.

O lote saiu diretamente da Bélgica e fez uma escala em Miami, nos Estados Unidos. A aeronave chegou em Viracopos às 19h22min, com um atraso de 22 minutos da previsão inicial. De acordo com o portal G1, o esquema montado para o desembarque envolveu cerca de 120 profissionais e forte esquema de segurança da Polícia Federal.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM |  Acompanhe a chegada do 1º lote da vacina da Pfizer-BioNTech

Após a cerimônia de recepção, as vacinas serão encaminhadas para o centro de distribuição do Governo Federal, no município de Guarulhos. As doses serão armazenadas em câmaras frias a uma temperatura de -70ºC. O repasse do imunizante aos estados, de maneira proporcional e igualitária, deve ocorrer entre esta sexta-feira, 30 de abril, e sábado, 1º de maio.

As unidades devem ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Além disso, de acordo com a fabricante BioNTech, o imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade. Para completa eficácia é necessário dupla aplicação, com intervalo de 21 dias entre as doses.

De acordo com o governador do Ceará, Camilo Santana, o lote destinado a abastecer o Estado deve chegar na primeira semana de maio. Serão duas remessas de 8.775 doses, totalizando 17.550. De acordo com Camilo, as doses enviadas serão divididas em dois lotes de 8.775, totalizando 17.550 doses.

LEIA TAMBÉM | ButanVac será superior à 1ª geração de vacinas, diz diretor

Na tarde desta quinta-feira, 29, o Ceará recebeu mais um lote de vacinas para dar continuidade ao processo de imunização. O carregamento foi composto de 192.050 doses, sendo 188.250 da AstraZeneca e 3.800 da CoronaVac.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Novo lote pfizer vacinas Campanha nacional vacinação covid-19 vacinação ceará CorovaVac AstraZeneca

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar