PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Profissionais de hospitais voltam a ser vacinados neste sábado em Fortaleza

A imunização dos profissionais fora da linha de frente havia sido suspensa após decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), mas o posicionamento foi revisto pelo STJ em decisão assinada nesta quinta-feira, 15

Leonardo Maia
21:54 | 16/04/2021
Vacinação passará a contemplar outros profissionais das unidades de saúde. (Foto: BARBARA MOIRA)
Vacinação passará a contemplar outros profissionais das unidades de saúde. (Foto: BARBARA MOIRA)

Após decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), a Prefeitura de Fortaleza divulgou que voltará a vacinar profissionais que atuam em unidades hospitalares a partir deste fim de semana, no Centro de Eventos, das 9h às 17 horas. A imunização ocorrerá mediante envio de lista nominal encaminhada pelas unidades de saúde da Capital.

Em decisão assinada nesta quinta-feira, o STJ determinou a suspensão da medida que proibia a vacinação dos profissionais de saúde que não estão na linha de frente de combate ao coronavírus em Fortaleza. O ministro Humberto Martins considerou que a administração da Capital levou em consideração a análise de dados técnicos e científicos para definir suas decisões político-administrativas.

Com isso, foi revisto o posicionamento do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). O órgão considerou, na ocasião, que o objetivo da vacinação não deve ser apenas manter os serviços de saúde, mas buscar ao máximo a queda da mortalidade por Covid-19. O desembargador federal Fernando Braga estabeleceu que fossem priorizadas na vacinação pessoas idosas, a partir de 60 anos.

Além dos profissionais da linha de frente, agora também devem ser vacinados os seguintes profissionais que atuam em hospitais, de acordo com Plano de Operacionalização para Vacinação contra a Covid-19. Confira:

  • Profissionais que realizam procedimentos eletivos produtores de aerossóis (cirurgiões dentistas, técnico de higiene bucal, broncoscopistas, endoscopistas, e fisioterapeutas respiratórios , fonoaudiólogos);
  • Profissionais que realizam atendimento domiciliar (home care);
  • Funcionários ativos com mais de 60 anos, que atendem pacientes e demanda espontânea;
  • Funcionários ativos com mais de 60 anos, que atendem pacientes e demanda espontânea;
  • Funcionários administrativos que circulam em ambientes hospitalares;
  • Funcionários que lidam diretamente com o público externo;
  • Funcionários que lidam com o gerenciamento de resíduos
  • Cuidadores de idosos, somente deverão ser incluídos, na atual fase, apenas os cuidadores de idosos acamados ou com limitações graves, Alzheimer avançado e demência e situações similares, de idosos com mais de 75 anos, limitando-se por hora a um cuidador por idoso, priorizando-se os de maior idade

Neste sábado, 17, a Prefeitura ampliará os locais de aplicação da primeira e segunda dose da vacinação contra a Covid-19. De 9h às 17 horas, estarão abertos 42 postos de saúde, três policlínicas, além dos quatro centros de vacinação já disponíveis (shoppings RioMar Kennedy e RioMar Fortaleza, Centro de Eventos e Arena Castelão). Ao todo, serão 49 espaços destinados exclusivamente para a campanha contra a Covid-19, recebendo idosos agendados.