Segunda dose pode ser aplicada mesmo com datas diferentes no cartão e no agendamento

Secretaria da Saúde de Fortaleza alerta que datas entre o agendamento no sistema e aquela anotada no cartão podem ser diferentes

A Prefeitura de Fortaleza ressaltou nesta quinta-feira, 15, que a população deve voltar para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, mesmo se houver um desencontro nas datas entre o agendamento no sistema e a data anotada no cartão de vacinação. Segundo a Secretária de Saúde (SMS), o agendamento é feito dentro da margem de segurança nos intervalos recomendados para cada vacina.

A secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia, esclareceu que é imprescindível que as pessoas retornem para a segunda dose para garantir a imunização. "Hoje é dia 15, mas no no meu cartão está para o dia 17 e eu fui chamado. Eu devo ir? Sim, deve ir. Há um período de vacinação segura para a segunda dose. Por exemplo, a Coronavac é de 14 a 28 dias. Então você sendo chamado dentro desse período, pode ir com segurança", detalha. Na Astrazeneca, o tempo é de quatro a oito semanas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Aline esclareceu também sobre os termos muito usados nesse período: vacinação e imunização. Embora pareçam a mesma coisa, definem ações diferentes. Segundo ela, o ato de vacinar significa furar e receber o líquido da vacina; já imunizar é a reação do corpo de reagir contra a doença, no caso a Covid-19, e ter reações mais atenuadas. "É de extrema importância que, ao ser convocado para a segunda dose, compareçam porque é o que vai estar garantindo esse efeito de imunização", ressaltou. 

LEIA MAIS: 54 mil cearenses não voltaram para segunda dose de vacina contra Covid

A preocupação acontece após o Ministério da Saúde divulgar, nesta terça-feira, 13, uma lista das pessoas aptas para vacinação contra a Covid-19, mas que não tomaram a segunda dose. De acordo com o relatório, 54.220 cearenses receberam a primeira dose das vacinas Coronavac ou AstraZeneca, mas não se dirigiram aos postos de saúde para completar a imunização. No Brasil, cerca de 1,5 milhão de pessoas se enquadram na situação.

Fortaleza avançou com a vacinação contra a Covid-19 e passa a vacinar idosos a partir de 61 anos. A vacinação está ocorrendo no Centro de Eventos, Arena Castelão, shoppings Riomar Fortaleza e Riomar Kennedy. O público será atendido por meio das modalidades drive-thru e pontos de acolhimento para vacinação. Além disso, as salas de vacinação de quatro Cucas também estão funcionam.

LEIA MAIS: Fortaleza começa a aplicação da segunda dose da AstraZeneca/Oxford na próxima semana

O que fazer se perder a segunda dose

 

Idosos que perderam a segunda dose por algum motivo podem levar seu cartão de vacinação nos drive-thrus ou Cucas na data limite para tomar a segunda dose — aquela que está marcada a lápis no documento. Atenção: é importante observar quais equipamentos estão funcionando naquele dia para não ir ao local que esteja fechado.

Enquanto isso, os profissionais de saúde que perderam sua D2 devem procurar especificamente o Centro de Eventos, que é o único que funciona de domingo a domingo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

IDOSOS VACINAÇÃO COVID-19VACINAÇÃO COVID-19 FORTALEZAVACINAÇÃO FORTALEZA CORONAVÍRUSVACINAÇÃO COVID CEARÁVACINA COVID-19 FORTALEZACOVID-19 VACINAVACINAÇÃO COVID-19 FORTALEZAVACINA COVID-19 FORTALEZATIRA DÚVIDAS VACINA COVID-19 SEGUNDA DOSE

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar