Em Fortaleza, rede municipal de ensino está adaptada à situação sanitária, diz Prefeitura

Em nota, a Secretaria diz que as estruturas das escolas municipais estão adaptadas conforme os protocolos sanitários

Apesar de prazo para entrega de plano de retomada das aulas presenciais ter encerrado hoje, a Secretaria Municipal de Educação (SME) se limita a informar que a rede de ensino de Fortaleza está estruturalmente preparada para o retorno do ensino, com equipamentos adaptados às normas sanitárias de contenção do coronavírus.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Defensoria Pública do Estado demandaram da SME um informe sobre os procedimentos que serão adotados para o retorno às aulas presenciais na rede pública municipal de ensino até hoje, 14. Porém, a pasta apenas explicita que a retomada será gradual, sem estabelecer datas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em nota, a Secretaria diz que as estruturas das escolas municipais estão adaptadas em conformes com os protocolos sanitários, enquanto Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para alunos e profissionais já foram ou estão sendo adquiridos.

Ainda, a nota destaca o alinhamento do plano de retomada das aulas presenciais com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sindiute) e o Colegiado de Gestores Escolares. Prevê, também, a testagem regular dos profissionais de educação, seguindo as orientações estaduais, e ressalta a atuação da Prefeitura e do governo estadual na celeridade da vacinação contra Covid-19. Trabalhadores da área estão incluídos na quarta fase do Plano Nacional de Vacinação.

O prefeito José Sarto (PDT) vem afirmando reiteradamente que a volta do ensino presencial ou híbrido nas escolas municipais depende da vacinação dos professores. Em entrevista ao O POVO sobre os 100 dias de sua gestão, Sarto destacou que "o nosso programa é pelo retorno às aulas com segurança o mais rápido possível, e para isso estamos aguardando a vacinação". A reabertura das escolas municipais foi a segunda prioridade defendida em sua campanha eleitoral.

Para a defensora pública do Estado e supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, Mariana Lobo, "não se pode condicionar o retorno das atividades na rede pública à vacinação dos professores, porque não existe qualquer norma que determine".

Na última quinta-feira, 8, a Prefeitura de Fortaleza começou a entrega de 21,5 mil tablets para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) IV da rede municipal. Além dos tablets, serão entregues 242 mil chips com internet de até 20 GB para alunos, professores e gestores. Kits pedagógicos com material escolar também serão distribuídos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

DEFENSORIA CEARA MINISTERIO PUBLICO CEARA AULAS PRESENCIAIS FORTALEZA REDE MUNICIPAL ENSINO FORTALEZA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar