Secretaria da Saúde: não há recomendação de fazer estoque de vacina no Ceará

Críticas têm sido feitas a uma suposta orientação de guardar vacinas. Sesa diz que seguiu orientação do Ministério da Saúde de destinar um dos lotes para as segundas doses

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou neste sábado, 10, que não existe recomendação de fazer estoque de vacina contra Covid-19 no Ceará. "Cada imunizante enviado tem destinação planejada para garantir a vacinação de todos os cearenses a partir dos 18 anos", informa a secretaria do Governo do Estado.

Críticas têm sido feitas a uma suposta orientação de guardar vacinas. A Sesa explica que o que houve foi que as 371.750 mil doses recebidas em 1º de abril — 344 mil da CoronaVac e 27.750 da AstraZeneca — são todas destinadas à segunda dose de quem já recebeu a primeira imunização. Com isso, é por vezes necessário aguardar o prazo entre a primeira e a segunda dose para a aplicação. A secretaria informa que a recomendação é do Ministério da Saúde (MS).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Sesa afirma que o Ceará é hoje o estado com melhor e mais rápida logística de distribuição de doses. As vacinas, de acordo com a secretaria, chegam a todos os municípios em menos de 24 horas após recebimento pelo Estado. Rotas aéreas e terrestres são usadas na distribuição.

Já a remessa de 170.450 doses recebida na quinta-feira, 8, segundo a Sesa, é destinada primeira e segunda doses. "Importante ressaltar que a Sesa segue as recomendações do Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde", informa a secretaria em nota.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavirus vacina covid-19 ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar