PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Vacinação Covid-19: Ceará já aplicou quase todo estoque de D1 e espera nova remessa

Segundo a Secretaria, na semana passado o Ministério da Saúde enviou uma quantidade menor do que o ideal, o que forçou o Estado a usar a reserva técnica.

Júlia Duarte
10:23 | 07/04/2021
Agora, o Estado espera novas doses para poder dar continuidade ao processo de vacinação   (Foto: Júlio Caesar/O Povo)
Agora, o Estado espera novas doses para poder dar continuidade ao processo de vacinação (Foto: Júlio Caesar/O Povo)

O Ceará já aplicou  97% das primeiras doses (D1) de vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), 77 municípios já superaram mais de 100% da meta populacional estipulada pelo órgão federal para vacinação contra a Covid-19. Agora, o Estado aguarda um novo envio de remessa de D1 previsto para chegar até o fim da semana para continuidade ao processo de vacinação.

Segundo a pasta, o secretário Dr. Cabeto oficializou ao Plano Nacional de Imunização (PNI), em oficio datado do dia 24 de Março de 2021, a necessidade de reajuste de meta populacional para grupos prioritários com acréscimo de 1.289.000 doses para o Ceará. Isso porque, segundo a pasta, o número de pessoas contabilizadas pelo Ministério está em descompasso com a quantidade de cearenses do grupo prioritário levantados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

LEIA MAIS: Fortaleza não tem mais estoque para 1ª dose da vacina contra Covid-19

No lote da semana passada, o MS enviou apenas 5.115 doses para primeira dose, o que levou a Secretaria a utilizar a reserva técnica que o Estado possuía para enviar D1 aos municípios e não interromper a vacinação na semana anterior. 

LEIA MAIS: Depois de Fortaleza, Caucaia também zera estoque da 1ª dose de vacina

Entre os municípios que encerraram o estoque, está a Capital. Fortaleza encerrou na segunda-feira, 7, o estoque de vacinas disponíveis, imunizando 344.111 mil pessoas. Com o fim das vacinas disponíveis para primeira dose, o Município irá prosseguir apenas na realização da aplicação da D2. 

Na Região Metropolitana, Caucaia também zerou o estoque da D1. Foram 34.513 mil pessoas vacinadas, entre profissionais da saúde, indígenas, quilombolas e idosos, que receberam a primeira dose do imunizante. Para dar continuidade à campanha de vacinação, especificamente na aplicação da D1, o Município espera a chegada de um novo lote de vacina que deve chegar ao Ceará nos próximos dias, segundo Governo do Ceará. Com estoque zerado, a Cidade tem doses restantes apenas para o grupo de quilombolas e profissionais da saúde.